Roadie Metal Cronologia: Kamelot – Ghost Opera (2007)

Os trabalhos do grupo norte-americano, Kamelot podem ser divididos em três fases, sendo a primeira com o vocalista Mark Vanderbilt, que projetou o grupo no cenário mundial, a fase Ray Khan, que efetivamente é a mais produtiva e consagrada, e a atual que conta com os vocais de Tommy Karevik, que em breve, você leitor irá ler as resenhas dos discos aqui no nosso quadro da cronologia.

Em 2005, o Kamelot apresentava ao mundo, aquele que para muitos é considerado o grande disco da carreira da banda, The Black Halo. Passados dois anos e muita expectativa criada sobre o novo trabalho, o grupo apresentou o registro, Ghost Opera, e é sobre ele que iremos falar nessa resenha.

Logo em seu lançamento, é notória a mudança climática e experimentações ainda mais aguda de instrumentos sinfônicos e linhas mais progressivas em suas músicas. O disco manteve a excelente fase criativa dos músicos e proporciona em toda a sua audição, excelentes momentos e faixas marcantes.

Apostando em intensificar dramaticidade em suas músicas, Ghost Opera é uma obra que se define com vários adjetivos, entre eles, intenso, conceitual, progressivo, épico, técnico, preciso e extremamente agradável em toda sua construção.

Faixas como Rule The World, Ghost Opera, The Human Stain, Up Through the Ashes, Silence of The Darkness, são mesclas perfeitas de Metal pesado, rápido e técnico, com intervenções sinfônicas precisas e que complementam a faixa de forma impecável.

O disco é o responsável pelas melhores colocações da banda em charts de músicas ao redor do mundo, proporcionando ao Kamelot a 13º colocação no Japão, 23º no reino Unido e na Grécia, 25º na Noruega e 29º na Suécia. Gravado e mixado no Gate Studios e Pathway Studios na Alemanha, o material contou com a produção do consagrado Sascha Paeth e Miro. Além do material original que possuí 11 faixas, foi lançado versões em digipack do CD contendo faixa bônus e a versão, Ghost Opera: The Second Coming, que possui 14 músicas, sendo grande maioria do atual disco em versões ao vivo.

Um disco icônico e um dos melhores de toda a carreira do Kamelot. Material que merece sua atenção e que deve ser escutado mais de uma vez.

Tracklis:

01 – Solitaire

02 – Rule The World

03 – Ghost Opera

04 – The Human Stain

05  – Blücher

06 – Love You To Death

07 – Up Through the Ashes

08 – Mourning Star

09 – Silence of the Darkness

10 – Anthem

11 – EdenEcho

Formação que gravou o disco:

Roy Khan – Vocal

Thomas Youngblood – Guitarra

Glenn Barry – Baixo

Casey Grillo – Bateria

Oliver Palotai – Guitarra

Encontre sua banda favorita