O último episódio desse cronologia da banda alemã de hard/heavy/stoner e psicodélico Kadavar é do álbum “For the Dead Travel Fast”, lançado ano passado (2019) pela Nuclear Blast Records. Esse é o quinto álbum da banda, que vem chamando atenção da crítica e sendo comparados com bandas do calibre de Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath.

O álbum inicia com “The End”, com seu clima atmosférico que serve mais como um “prelúdio” para as próximas músicas. Apesar de curta a música traz uma boa carga dramática (com seus acordes e sua cama de teclado), dando um clima cinematográfico.

“The Devil’s Master” tem um clima “sabbath”, mas com uma leveza que me remete a banda Ghost (é a primeira vez que escuto essa banda, então estou buscando por referências que eu conheço). A música contem bons riffs, e apesar de ser bem simples é eficiente.

Já me empolgo mais com a intro mais animada da “Evil Forces”, que tem como destaque os riffs que são uma mistura clara de Black Sabbath com Deep Purple (inclusive a base do solo parece ter saído de “Highway Star”. “Children of the Night” segue a fórmula da segunda música, porém a “Dancing With the Dead” me chama a atenção a divertida introdução de guitarra, sendo até agora a música com o trabalho instrumental que mais me chamou atenção.

“Poison” apresenta um bom peso, sendo, em minha opinião, uma ótima música para se tocar ao vivo (a bateria “bate estaca” e as levadas e viradas caem como uma luva nesse som). “Demons In My Mind”chega a parecer uma espécie de continuação, pois continua com o peso apresentando na música anterior e é ainda mais obscura.

Finalizando o álbum temos a quase acústica “Saturnales”, bem arrastada e atmosférica e só tem o acompanhamento da guitarra e do teclado e “Long Forgotten Song”, que fecha o álbum de forma mais introspectiva e cadenciada com uma bonita “balada” (se podemos chama-la assim).

Eu tive sensações mistas ao ouvir “For The Dead Travel”, porque por um lado, achei bem ousado os caras trazerem uma sonoridade (não só pelo estilo das músicas mas pela produção) totalmente “retrô, nos remetendo aos anos 70, mas por outro lado, pelo menos nesse disco, a banda me parece muito fechada ao trio Black Sabbath, Deep Purple e principalmente Ghost, fazendo com que cada música me lembre mais uma banda ou outra. Deixando claro que toda banda tem suas referências, mas me incomoda um pouco quando elas parecem muito óbvias. Resumindo, um bom disco, mas faltou um pouco de personalidade para ser ainda melhor.

Kadavar – For The Dead Travel Fast
Data de Lançamento: 11 de outubro de 2019
Gravadora: Nuclear Blast

Tracklist:

The End
The Devil’s Master
Evil Forces
Children of the Night
Dancing with the Dead
Poison
Demons in My Mind
Saturnales
Long Forgotten Song

Formação:

Christoph “Lupus” Lindemann – Vocal, Guitarras
Simon “Dragon” Bouteloup (Baixo)
Christoph “Tiger” Bartelt (Bateria)

Encontre sua banda favorita