Roadie Metal Cronologia: Judas Priest – Screaming For Vengeance (1982)

Em minha opinião “Screaming For Vengeance” é um dos melhores álbum de Heavy Metal da década de 80, e claro, um dos melhores da carreira do Judas Priest. A meu ver, “Screaming for Vengeance” é um quadro pintado através de estonteantes climas e emoções, um “Michelangelo” pendurado na parede do bom gosto, concebido junto a riffs excelentes e uma criatividade quase que mediúnica.

Lançado em 17 de julho de 1982, o álbum chegou a vender mais de dois milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se o de maior sucesso comercial até então. O disco impressiona logo pela capa; o conceito da imagem, que foi arquitetada pelo artista Doug Johnson, gira em torno de um pássaro de metal chamado “The Hellion”. Na contracapa, um pequeno texto narra uma breve história sobre a ave:

“De um terra desconhecida e através dos céus distantes, veio um guerreiro alado. Não havia nada de sagrado, ninguém estava a salvo do Hellion, que proliferava seu grito de batalha… gritando por vingança.”

Screaming_for_Vengeance_Doug_Johnson_82

Com pouco menos de um minuto, a intro “The Hellion” figura-se numa das mais clássicas introduções na história do Heavy Metal, que somada à segunda faixa, “Electric Eye”, compõem umas das mais fortes “dobradinhas” do mundo metálico.

É simplesmente impossível ouvir “The Hellion” sem compenetrar-se com os acordes seguintes de “Electric Eye”, música esta que podemos definir como sendo a forma mais límpida de Heavy Metal tradicional. A faixa, além de linda, ainda tem uma letra incrível inspirada na obra “1984”, de George Orwell.

1984-pln

Com uma aura cativante, “Riding On The Wind” dá prosseguimento ao disco de forma estridente, muito devido aos vocais agudos de Halford que fazem uma ponte climática entre os anos 70 e 80.

Com uma excelente introdução executada somente na guitarra, “Bloodstone” despeja linhas vocais interpretadas com sutis drives, o que dá a faixa um ar visceral. A composição ainda carrega um lindo trabalho de guitarra proferido pela dupla K. K. Downing e Glen Tinpton. Aliás, isso é uma constante durante o álbum todo.

O ritmo forte e frenético do disco até então é interrompido pela sequência “Take These Chains” (releitura de Bob Holligan), e “Pain and Pleasure”, porém se engana e muito se acha essas composições enfadonhas! Muito pelo contrário: ambas são de cunho inspirado e trazem ao álbum um equilíbrio necessário, já que de certa forma prepara o ouvinte para a grandiosa faixa-título.

judaspriest

 “Screaming For Vengeance” é uma verdadeira aula de Heavy Metal. Riffs potentes junto a solos marcantes que se desdobram em memoráveis duetos mostram do que é feito o Judas Priest. Claro que tudo isso acompanhado por vocais surpreendentes, perpetuando ali o estilo de Halford, e portando-se como uma das melhores do disco.

Uma faixa que não posso deixar de destacar é “You’ve Got Another Thing Comin’“. A canção, que também foi um dos singles do álbum, mesmo tendo sido uma das últimas a serem compostas para o trabalho, tornou-se num dos maiores clássicos do grupo.

Podemos perceber com bastante naturalidade no disco o passeio climático que a banda faz entre o Heavy Metal e o Rock ‘n’ Roll. Mesmo de forma despretensiosa, consegue agradar diversos tipos de ouvintes. Músicas diretas, sem floreios instrumentais ou exageros, conseguiram acertar em cheio os ouvidos exigentes dos amantes do expressivo e virtuoso Heavy Metal – tanto que o disco é um dos álbuns mais influentes na história do estilo.

 Álbum extremamente essencial!

Formação:
Rob Halford (vocal);
K. K. Downing (guitarra);
Glenn Tipton (guitarra);
Ian Hill (baixo);
Dave Holland (bateria).

Faixas:
01 – The Hellion
02 – Electric Eye
03 – Riding On The Wind
04 – Bloodstone
05 – Pain and Pleasure
06 – Screaming For Vengeance
08 – You’ve Got Another Thing Comin’
09 – Fever
10 – Devil’s Child

Encontre sua banda favorita