“Angel of Retribution” é o décimo quinto álbum de estúdio do Judas Priest. Lançado no dia 1º de março de 2005, é o disco que marca o regresso de Rob Halford após 12 anos fora da banda.
O retorno de Rob Halford era uma das mais aguardadas reuniões do Metal. Em termos de acompanhamento da mídia, só a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden em 1999 causou algo parecido. E o vocalista voltou em excelente forma. A prova veio na forma do excelente álbum que resenho aqui.
“Angel of Retribution” é um álbum fantástico com espetaculares riffs e solos de guitarras. A banda mostra que estava com fome de Metal, sem desmerecer a fase com Ripper Owens, que voltou ao Iced Earth, mas a formação com Scott Travis (bateria), Ian Hill (baixo), Rob Halford (vocal), K. K. Downing (guitarra) e Glen Tipton (guitarra) é clássica e perfeita.
Das 10 excelentes faixas do álbum, começo destacando a de abertura “Judas Rising”, que começa com um solo de guitarra fantástico seguido de um grande peso na bateria somados a voz destruidora do Halford.
“Deal With Devil” tem a dupla K. K. Downing e Glen Tipton em um solo magistral. A música é daqueles Heavy Metal pra ouvir de som alto.
https://www.youtube.com/watch?v=_JvFEPEPbiA
“Revolution”, minha preferida, tem o baixo de Ian Hill abrindo a música e Halford mostrando todo o seu poder vocal. A música tem trechos falados, solos pesados e cadenciados. Lembra os clássicos dos anos 80 e o seu refrão é daqueles que grudam na cabeça do ouvinte.
https://www.youtube.com/watch?v=IJbi0MVFrog
O outro destaque pra mim é a balada “Angel” que tem o início acústico e todo o potencial da voz de Halford. Música linda com um ótimo riff no final.
Citei até aqui as faixas que eu mais gosto, mas as outras faixas não deixam o disco cair. Pra mim, tudo aqui é perfeito. Estamos diante de um dos melhores álbuns de Heavy Metal dos anos 2000.
Esse foi o primeiro álbum do Judas que eu comprei na mesma época do seu lançamento. Empolgado pelo retorno de Rob Halford, escutei tanto que até meus vizinhos conheciam as faixas. Foi também hits nas poucas vezes em que eu fui DJ em eventos aqui na região. É aquele tipo de coisa que dar orgulho em ser headbanger.
Pra finalizar, acho que apesar de não ser tão badalado e conhecido como “British Steel” (1980), “Painkiller” (1990) e outros clássicos da banda, “Angel of Retribution” está seguramente entre os melhores.
Formação:
Rob Halford (vocal);
K. K. Downing (guitarra);
Glenn Tipton (guitarra);
Ian Hill (baixo);
Scott Travis (bateria).
Faixas:
01 – Judas Rising
02 – Deal With The Devil
03 – Revolution
04 – Worth Fighting For
05 – Demonizer
06 – Wheels of Fire
07 – Angel
08 – Hellrider
09 – Eulogy
10 – Lochness