Há uma fronteira que todo artista encontra depois de lançar um material de muito sucesso: o depois. A expectativa que se cria em torno de um próximo lançamento para que ele cause o mesmo impacto pode atrapalhar a invenção do “the next big hit” ou, até mesmo, ajudar, ainda mais para aqueles que vivem bem sob pressão. Só quem tem a cabeça no lugar e consegue manter a criatividade em equilíbrio com a exigência do mercado chega a esse feito sem sofrer grandes consequências.
E foi mais ou menos assim com o 8º álbum de estúdio do Journey. “Frontiers” foi lançado em fevereiro de 1983 pela Columbia Records e alcançou a 2º posição na lista da Billboard 200 dos Estados Unidos e a 6º posição de LP mais vendido no Reino Unido. O álbum contou com 6 milhões de cópias vendidas. As gravações ocorreram no Fantasy Studio em Berkeley, na Califórnia em 1982, durante o outono. E foi justamente nessa fase que o Journey chegou à conclusão de que estava preso numa fórmula de sucesso e que seria impossível avançar além disso. Talvez por essa razão, essa foi a última gravação com line-up clássico.
O álbum começa com a super clássica “Separate Ways (Worlds Apart)”, que junto com “Send her my love”, “After the fall” e “Faithfully”, foram os quatro singles que ficaram entre as top 30 nos charts. As quatro representam muito bem o estilo da banda, dos anos 80 e foram muito bem trabalhadas. Anos depois, “Separate Ways (Worlds Apart)” ganhou regravações de Andre Matos, Kelly Hansen, Asking Alexandria, uma versão instrumental do The O’Neill Brothers Group, e o guitarrista Roland Grapow. A arte da capa foi feita por Simon Bell e mostra uma inspiração alienígena/tecnológica, com um buraco na testa que lembra e muito a câmera de um celular. Seria uma visão do futuro?
Journey – Frontiers
Data de Lançamento: 01/02/1983
Gravadora: Columbia Records
Tracklist:
1. Separate Ways (Worlds Apart)
2. Send Her My Love
3. Chain Reaction
4. After The Fall
5. Faithfully
6. Edge Of The Blade
7. Troubled Child
8. Back Talk
9. Frontiers
10. Rubicon
Formação:
– Steve Perry / vocal
– Neal Schon / guitarra
– Jonathan Cain / teclados, guitarra
– Ross Valory / baixo
– Steve Smith / bateria
Participação:
– Randy Jackson / baixo em After The Fall