Roadie Metal Cronologia: Journey – Escape (1981)

Ah, o amado e odiado AOR! Nomes como Foreigner, Toto, Boston, Asia, Survivor e Journey dominaram as paradas de sucesso na primeira metade dos anos 80 com seu Rock acessível que carregava influências de outros estilos que faziam sucesso na época como o Synthpop e o New Wave e com sua enorme capacidade de se encaixar dentro das programações das rádios.

Um dos álbuns que melhor sintetiza o estilo e a popularidade do AOR (se não o que mais cumpre esse papel) é Escape, do Journey, álbum que estudaremos hoje aqui no Roadie Metal Cronologia. Concebido quando a banda já decolava alto rumo ao estrelato graças aos sucessos de Infinity, Evolution e Departure, Escape sacramentou de vez a posição do Journey como uma das principais formações musicais do Rock oitentista, sendo considerado até hoje o álbum mais bem sucedido comercialmente da história da banda e dona do maior hit do grupo, Don’t Stop Believin’. As publicações Kerrang! e Classic Rock, em dois momentos distintos de suas histórias, chegaram ao ponto de considerar Escape como o mais importante álbum da história do AOR.

Após a turnê de Departure, o tecladista Gregg Rolie deixou a banda e levou consigo alguns dos últimos resquícios do som prog setentista que o Journey seguia naquela década. Seu substituto, Jonathan Cain, egresso do The Babys, trouxe para o lugar influências da música pop da época, que era alicerçada no Synthpop. Com sua contribuição, o Journey arquitetou no com maior precisão sua sonoridade “Rádio/Arena” durante a produção de Escape, álbum que foi gravado no Fantasy Studio, na Califórnia, entre abril e junho de 1981 e lançado no dia 17 de julho do mesmo ano via Columbia Records.

Don’t Stop Believin’, o maior hit da história do Journey, tanto que você pode ouvi-la em qualquer programa de rádio especializado em flashback, é o cartão de visitas de Escape. As linhas vocais e o timbre marcante do carismático Steve Perry agarram qualquer fã do velho Rock de Arena pelas bitacas e o prendem até que o álbum se finde após quase 44 minutos. Baladas como Who’s Cryin’ Now (que ótima interação entre teclados e baixo), Still They Ride, Mother, Father (pesada e séria) e Open Arms (esta um outro grande hit da banda) são grandes exemplos da capacidade criativa do Journey no que se refere a criar ótimas e grudentas músicas.

A guitarra de Neal Schon reina soberana no ambiente durante as execuções da “Rushiana” Stone In Love, de Keep on Runnin’ (rápida e com compasso quebrado, rememorando assim a era prog do grupo) e da “vanhaleniana” faixa-título, de modo a não nos deixar esquecer que o Journey é uma banda de Rock apesar de os teclados Pop reclamarem seu espaço constantemente. Lay It Down é a prova cabal de que Steve Perry é uma das grandes vozes da história do Rock e também de que a combinação entre a guitarra nervosa de Schon e a competentíssima cozinha Ross Valory/Steve Smith produzia resultados tão interessantes e empolgantes quanto as músicas “keyboard driven” que caracterizam os hits das rádios. O Country acelerado de Dead Or Alive é um outro momento onde o Journey se desprende das obrigações do Pop para explorar outros estilos. De todo modo, com as mais variadas influências, Escape é um álbum homogêneo e coeso. Prova disso foram as críticas majoritariamente positivas vindas das publicações especializadas (a menos da Rolling Stone, que considerou a banda como “heavy metal posers” e o álbum mediano e de musicalidade tão simples que é capaz de ser tocado por qualquer músico) e também o retorno do público.

E que retorno! Escape foi o quinto álbum mais vendido do mundo em 1981 e alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 naquele ano, tendo já vendido mais de 9 milhões de cópias só nos EUA. Os singles Don’t Stop Believin’, Who’s Crying Now e Open Arms também obtiveram resultados bastante expressivos não só nos Estados Unidos como também mundo afora.

O Journey continuou surfando no ápice de sua popularidade nas rádios e nas arenas nos anos seguintes durante os anos 80 até a saída de Steve Perry em 1987. Todavia, o tamanho do sucesso de Escape jamais foi atingido novamente. Amanhã, aqui mesmo no Roadie Metal Cronologia, você poderá conferir como o Journey ainda se manteve relevante naquele período da história com o lançamento de Frontiers em 1983.

Escape – Journey
Data de lançamento: 17 de julho de 1981
Gravadora: Columbia

Tracklist:
01. Don’t Stop Believin’
02. Stone In Love
03. Who’s Crying Now
04. Keep On Runnin
05. Still They Ride
06. Escape
07. Lay It Down
08. Dead Or Alive
09. Mother, Father
10. Open Arms

Line-up:
Steve Perry – vocais
Neil Schon – guitarras, vocais de apoio
Jonathan Cain – teclados, guitarras, vocais de apoio
Ross Valory – contrabaixo, vocais de apoio
Steve Smith – bateria, vocais de apoio

Encontre sua banda favorita