Roadie Metal Cronologia: Journey – Eclipse (2011)

Eclipse é o 14° álbum da banda de Hard Rock Journey, sendo o segundo com o vocalista Arnel Piñeda e o último com o baterista Deen Castronovo e o baixista Ross Valory, ambos demitidos em 2015 e 2020, respectivamente.

Além das mudanças no line-up, o álbum está mais focado em um tipo de Hard Rock mais pesado e não mais nas incríveis baladas. Na semana de estreia, Eclipse alcançou o 13° lugar na parada Billboard 200 dos E.U.A. e entrou no Top 40 das paradas de álbuns em cinco países. Mas apesar das altas posições no gráfico, ele desceu rapidamente.

O crítico da revista Rollig Stone, Caryn Ganz avaliou o o álbum com apenas duas estrelas, dizendo: “O segundo disco do Journey com o novo vocalista Arnel Piñeda é grandioso e perturbadoramente progressivo.”

Sephen Thomas do Allmusic atribuiu ao disco também com duas estrelas, elogiando a capacidade do Journey de fundir suas habilidades de Rock Progressivo com seu som Hard Rock, mas continuou dizendo: “Não é especialmente acolhedor, são músicas feitas para músicos, e se alguém mais gostar, isso é apenas um bônus.” Realmente ele estava certo quando disse que há uma mistura de Rock Progressivo com o Hard Rock do Journey.

Na primeira faixa, “City Of Hope”, realmente se trata de Hard Rock moderno e progressivo, com uma excelente composição e enérgica. É uma das melhores do disco.

Mas na segunda “Edge Of The Moment”, já é um Rock Progressivo, não deixa de ser ruim, mas se você procura o Journey de antigamente não vai encontrar neste álbum. Posso afirma que é praticamente uma nova banda Hard Rock/Progressiva moderna com influências de Journey.

“Tranta”, começa com a impressão de ser uma baladinha, mas uma balada progressiva, bem feita e um pouco chata.

“She’s A Mystery” é mais uma balada progressiva. Gosto muito desse vocalista, ele é incrivelmente bom. O destaque nesta faixa é apenas para o vocal dele mesmo.

Que coisa estranha é ouvir a “Human Feel”, você não sabe o que esperar, é a segunda melhor deste álbum, só que é muito longa (quase 7 minutos) e acaba enjoando rápido.
A próxima “Ritual” é outra faixa enérgica e interessante. Mesmo sendo um pouco progressiva demais.

A última, “Venus” é instrumental com uma evolução maravilhosa, sendo perfeita para a última do disco.

Eclipse – Journey
Data de Lançamento: 24/05/2011
Gravadora: Fantasy Studios


Tracklist:

01. City Of Hope
02. Edge Of The Moment
03. Chain Of Love
04. Tantra
05. Anything Is Possible
06. Resonate
07. She’s A Mystery
08. Human Feel
09. Ritual
10. To Whom It May Concern
11. Someone
12. Venus (Instrumental)

Formação:
– Arnel Piñeda (vocal)
– Neal Schon (guitarra, backing vocals)
– Jonathan Cain (teclado, guitarra)
– Ross Valory (baixo, backing vocals)
– Deen Castronovo (bateria, percussão e backing vocals)

Encontre sua banda favorita