Hora de voltarmos a vinte anos atrás para o lançamento da lenda do hard rock e heavy metal norueguês Jørn Lande, mais precisamente falando sobre o debut álbum ‘STARFIRE‘ do projeto solo de Lande, JORN, lançado pela Frontiers Records em 21 de novembro de 2000.

Com dez músicas, cinco das quais são covers, pode-se pensar que Lande não possui habilidades para escrever músicas ou não tinha talento suficiente para suportar uma carreira solo, mas eu teria que dizer que você está errado em ambos os aspectos. A maioria das músicas covers deste álbum possuem arranjos muito incomuns do que já era conhecido pelo público e com certeza depois de ouvir JORN reorganizar essas faixas você esquecerá que elas são músicas covers muito rapidamente, para ser sincera eu aposto que muitas pessoas podem até deixar de lado seus álbuns pelos artistas originais ao descobrir que as versões de JORN são muito superiores.
STARFIRE é um álbum produzido de forma brilhante, com uma boa mistura de faixas de Metal e AOR, todas com os poderosos vocais de Lande.

Como descrever as faixas? Fantásticas! Lande contou com a ajuda de alguns músicos incríveis e de todas as estrelas para este lançamento e você pode dizer pela qualidade de cada faixa que ele estava realmente tentando lançar um excelente álbum para seus fãs, e com certeza ele conseguiu.
A faixa-título “Starfire” inicia este álbum com a pura bondade do AOR, soando melódica mas exalando muito poder, o que o fará pensar que hoje não há faixas suficientes que soem tão boas assim.
Edge of the Blade” é um cover da faixa do Journey do álbum “Frontiers” de 1983. Essa música apresenta o trabalho de guitarra de Neal Schon, como Ralph Santolla, da Millenium, e eu preciso admitir que o vocal de Lande é uma melhoria definitiva sobre a voz de Steve Perry e isso se torna inegável em poucos segundos.
Se você se lembra da faixa da banda Foreigner “Break it Up” do álbum 4 de 1981 você reconhecerá o estilo da música quase que imediatamente. Este é um ótimo cover de Jorn Lande com Shane French da banda Millenium na guitarra. Esta banda tem Foreigner como uma ciência sobre a música e isso é algo que tornou todo o conceito JORN um projeto muito promissor na época, embora muitos ainda prefeririam ver o mestre Lande em seus trabalhos anteriores. (Agora, se Lande apenas cantar, Dirty White Boy, isso teria sido algo extremamente legal de se ouvir.)
Eu não sabia que “The Day the Earth Caught Fire” é um cover da banda City Boy antes, mas mesmo que essa banda seja de antes do meu tempo a sensação que essa faixa por JORN passa é realmente muito agradável, e além de tudo é outra faixa de puro AOR com o trabalho supremo da guitarra de Ronni Lé Tekrø do TNT.

https://youtu.be/F3R0KXOvjng

O antigo companheiro da banda Ark, Tore Ostby e Lande absolutamente queimam no cover do Deep Purple, “Burn“. Este é um cover incrível que soa tão bem e quase melhor que a original. Você ouvirá essa faixa novamente em um outro álbum de covers lançado em 2007. (Dica)
O álbum corre maravilhoso até este ponto mas eu tive dificuldade em aceitar as coisas em “End Come Easy“, eu ouvi isso várias vezes e a sonoridade acabou crescendo em qualidade para mim um pouco conforme o tempo, talvez por conter uma sensação experimental de Led Zeppelin ou Aerosmith, mas eu não consigo apontar exatamente, talvez algo com um estilo do Oriente Médio que acaba agradando mas que poderia ter se saido melhor.
A faixa de Jefferson Starship, “Just the Same“, do lançamento de 1979, Freedom at Point Zero, é um cover poderoso por Lande e seu grupo de estrelas com Tore Ostby (Ark) na guitarra e os membros da banda TNT Jon Macaluso na bateria e Dag Stokke nos teclados. Esta faixa apresenta um incrível groove e graves, além de teclados melódicos que são fortalecidos pelos vocais de Lande.
Agora se Zakk Wylde tocasse com Jorn Lande isso provavelmente soaria como “Abyss of Evil“, e depois das outras faixas embebidas em AOR em Starfire, “Abyss of Evil” chuta a sua cabeça com o excelente peso do hard rock no estilo dos anos 80. “Abyss of Evil” é a minha faixa favorita em STARFIRE e felizmente essa faixa também apareceu em um outro álbum do JORN de 2007.
Após o peso da faixa anterior “Forever Yours” quase parece deslocada, sendo um momento acústico em que Lande soa muito como Jeff Scott Soto. É uma música linda, mas será inevitável a diferença de sensações entre “Abyss of Evil” e a faixa de encerramento monstruosa “Gate of Tears“.

JORN explode sua melhor voz para trazer Ronnie James Dio para “Gate of Tears“, e isso soará como se este monstro pudesse estar em um álbum do Black Sabbath da era Dio. Esta é uma faixa pesada e incrível, algo sublime para fechar STARFIRE. Não acho surpreendente que esta seja a terceira faixa deste álbum a aparecer no The Gathering.
STARFIRE é um álbum incrível, com boas misturas de AOR, metal e Hard Rock oferecendo uma boa amostra do incrível talento de Jorn e deve estar na coleção de álbuns de todos.

Nota: 9/10

Jorn – Starfire
Lançado em 21 de novembro de 2000
Frontiers Records

Track listing
1 – Starfire
2 – Edge of the Blade
3 – Break It Up
4 – The Day the Earth Caught Fire
5 – Burn
6 – End Come Easy
7 – Just the Same
8 – Abyss of Evil
9 – Forever Yours
10 – Gate of Tears

Membros da banda
Jørn Lande – Vocais
Tore Ostby – Guitarra, Baixo
John Macaluso – Bateria
Dag Stokke – Teclados

Músicos convidados
Ralph Santolla – Guitarra
Ronni Le Tekrø – Guitarra na faixa 4
Tore Moren – Guitarra
Willy Bendiksen – Bateria
Jon A. Narum – Bateria, Guitarra, Baixo, Sampling, Melotrone


FACEBOOK|WEBSITE

Encontre sua banda favorita