Bom como sempre, mas com um ar de muito do mesmo, novamente, a voz de Jørn Lande é sem dúvida uma das melhores do setor do hard rock, áspera porém melódica, poderosa e a combinação certa de potência e adequação para baladas. Raramente havia algo para reclamar dos lançamentos deste norueguês. Nem tudo que ele fez pode ser considerado como destaques mas nunca houve um álbum muito ruim, e isso também é a verdade sobre “Spirit Black“, o álbum lançado em 2009 através da Frontiers Records.

Alguns momentos mais poderosos como ‘Road Of The Cross‘ são simplesmente bons, outros mais melódicos como ‘Below‘ são executados em alto nível, e reminiscências do Whitesnake como a música título ou ‘Burn Your Flame‘ são boas demais para acusar Jørn de alguma coisa. Hard rock de qualidade com uma ótima voz. Apenas um fio de cabelo permanecia na sopa. Jørn simplesmente lançava muitos desses álbuns no mercado. Este foi seu nono álbum solo, o sexto álbum de estúdio auto composto. Em 2007 ele também estava em estúdio, um álbum ao vivo e um cover, em 2008 um álbum de estúdio e em 2009 um DVD ao vivo. Além disso, ARK, MASTERPLAN, ALLEN-LANDE, MILLENIUM, THE SNAKES e várias outras coisas, onde ele cantou tudo ou parte do álbum. 

Nos dois anos que antecederam ‘Spirit Black‘ houve nove lançamentos em estúdio, incluindo o álbum cover, que ele enobreceu com seus vocais. Nesse momento o ouvinte começava a se acostumar com o processo, o que significa que você não estaria mais ansioso por um novo álbum do JORN. Esse é o ponto crucial sobre ‘Spirit Black‘. Muitos lançamentos e muitas músicas semelhantes, já que JORN, é claro, dificilmente passa por algum desenvolvimento no ciclo em que ele entra no estúdio para gravar um álbum. Obviamente, este lançamento também contém ótimas músicas que seriam completamente emocionantes se fossem novas e originais. A única música que realmente nos leva para cima é ‘World Gone Mad‘, decorada com uma melodia vocal do tipo THIN LIZZY, e eu não posso deixar de pensar em Phil Lynott. É por isso que é a a minha favorita neste álbum bom, mas muito comum, que pode se deixar levar. Especialmente porque, em comparação com seus outros álbuns solo, essa produção não vai além da mediocridade e, pelo menos, atrás de “Worldchanger“, “Out To Every Nation” e “Lonely Are The Brave“.

Não há muito que se possa ser dito sobre ‘Spirit Black‘ além do fato deste ser mais um momento sólido de Jørn Lande. Todo seu contexto e produção são imbatíveis e é preciso afirmar que o trabalho do produtor Tommy Hansen sempre trouxe uma qualidade refinada a Lande, mas o maior pecado dele não poderia ser encoberto neste ponto e a ausência de audácia tornou este álbum apenas mais um bom lançamento entre muitos da época. Talvez a própria tentativa de Lande no cruzamento de “The Duke” e “Lonely Are the Brave” tenha sido um erro mas de qualquer forma apenas o futuro para revelar o que mais podemos obter de Lande, e que sejam menos covers, por favor.

Jorn – Spirit Black
Data de lançamento: 5 de Junho de 2009
Gravadora: Frontiers Records

Track listing
1 – Spirit Black
2 – Below
3 – Road Of The Cross
4 – The Last Revolution
5 – City In Between
6 – Rock N Roll Angel
7 – Burn Your Flame
8 – World Gone Mad
9 – I Walk Alone
10 – The Sun Goes Down (faixa bônus)

Membros da banda
Jørn Lande – Vocais
Igor Gianola – Guitarras
Tore Moren – Guitarras
Nic Angileri – Baixo
Willy Bendiksen – Bateria

FACEBOOK|WEBSITE

Encontre sua banda favorita