Lançado em 23 de março de 1998, Virtual IX do Iron Maiden veio carregado de temas variados dentro de uma ótica futurista. O álbum foi coberto de problemas extra- musicais, o que acabou dando para o Iron Maiden a pior posição nas paradas musicais da Inglaterra, 16º lugar.
Musicalmente, o disco traz a dama de ferro de sempre, porém, com peculiaridades, o disco foi o segundo (e último), a ser gravado com o vocalista Blaze Bayley e teve sua produção desenvolvida por Nigel Green.
A capa foi concebida pelo ilustrador inglês, Melvyn Grant. Sua composição foi elaborada em torno de um garoto, que num ambiente bem tranquilo e brando, observa Eddie e o caos através de um óculos de realidade virtual, a ideia era questionar qual mundo o garoto na verdade se encontrava, Melvyn Grant deu o nome para arte de “Virtual Insanity”. A ideia original acabou sendo deixada de lado, pois a equipe de marketing quis aproveitar o ano de copa do mundo e optou por fazer o garoto assistir uma partida de futebol entre Brasil e Inglaterra no seu óculos de realidade virtual.
A referência XI, que além de representar o decimo primeiro disco da banda, também faz uma alusão a 11 jogadores de um time de futebol. Antes do lançamento do álbum, a banda fez uma turnê de divulgação, onde realizou jogos de futebol por toda a Europa com músicos convidados e jogadores profissionais do Reino Unido.
O disco abre com a empolgante FUTUREAL, a música retrata o problema de pessoas viciadas em jogos on line, que de tanto “viverem” esse mundo, não conseguem mais diferenciar o mundo real do virtual.
THE ANGEL AND THE GAMBLER continua com o tema “jogos”, porem desta vez através da ótica de um apostador compulsivo, o enredo é muito semelhante a estória do escritor e professor sufi indiano Idries Shah (1924 – 1996), em Wisdom of the Idiots (1969).
Com grande expressividade, LIGHTNING STRIKES TWICE traz à tona situações complicadas em nossas vidas, desenhando com perfeição a sensação que se passa durante uma tempestade, talvez o raio caia duas vezes no mesmo lugar, da mesma forma que situações ruins também podem se repetir.
O épico do disco chama-se THE CLANSMAN, que decorre sobre a figura de William Wallace o guerreiro escocês que liderou um exército contra a tirania inglesa do Rei Eduardo I.
WHEN TWO WORLDS COLLIDE é uma das mais expressivas do álbum, e fala sobre a colisão de um asteroide contra a terra, a música coincide com o lançamento de dois filmes populares com o mesmo tema, Impacto Profundo e Armageddon.
THE EDUCATED FOOL resenha alguém que não sabe o que realmente quer da vida, e acaba fazendo tudo que lhe é mandado, porem o tolo educado sente que tem de mudar de vida, a faixa praticamente abre o caminho para a densa DON’T LOOK TO THE EYES OF A STRANGER, que relata o sentimento de alguém que se sente perseguido, nunca olhe nos olhos de um estranho você não sabe o que pode encontrar lá.
Pra finalizar temos a COMO ESTAIS AMIGO, que foi composta por Bayley e Janick Gers, e é uma homenagem aos argentinos mortos pelos ingleses na Guerra das Malvinas em 1982.
O Virtual XI talvez seja o disco mais odiado da história do Maiden, os problemas de saúde de Blaze Bayley ocasionados pela sua reação alérgica a alguns elementos dos cenários usados nos shows, só piorou tudo, a meu ver, o álbum figura-se numa grande obra digna de atenção, claro que ele está longe de ser o melhor da banda, porém, não é justo jogá-lo as trevas, visto que tudo nele foi muito bem feito e planejado.
Assista o vídeo abaixo e saiba um pouco mais sobre o Virtual XI:
https://www.youtube.com/watch?v=QyXEevJf1LM