Bem, não sou exatamente um fã do Helloween da fase do Andy Deris, mesmo porque ouvia religiosamente os três primeiros álbuns da banda e isso faz você ter uma posição meio xiita com lançamentos após essa fase, e a coisa fica mais complicada quando o disco é uma coletânea de grandes músicas da banda em versões de gosto duvidoso.

“Unarmed – Best of 25th Anniversary” é um álbum comemorativo dos 25 anos de carreira do grupo, contando com versões rearranjadas e regravadas de grandes sucessos da banda.

Helloween

Dr. Stein: é uma canção basicamente “feliz” e pra mim representa melhor o termo “happy, happy Helloween”, e essa versão até casou com a faixa acrescentando arranjos de piano e naipe de metais. Gostei bastante do refrão e o solo de sax, mas é aquela coisa… parece música de final de filme da Pixar.

Future World: tem um estilão mais Folk, longe de qualquer resquício metálico. O mais engraçado nisso é que a voz de Deris combina com esse andamento mais lento do que o original porque acentua mais os médios e os graves, e dessa forma a música se torna agradável e audível. Há uma percussão no final e em certos momentos os arranjos de voz no refrão me fez lembrar o Pink Cream 69 do disco Endangered.

If I Could Fly: ficou Pop Music puro. O baixo dá um clima meio dançante à música e essa versão caberia muito bem em um repertório de alguma boy band. O solo de guitarra meio latino e o piano clássico dá uma sofisticação, um certo requinte.

Where The Rain Grows: virou uma balada nesse disco. A original é um exemplo do estilo Power Metal desses alemães, porém aqui nos deparamos com arranjos de violão bem ao estilo fogueira à noite. Ficou muito Poison essa versão.

The Keeper’s Trilogy (Halloween/Keeper of The Seven Keys/The King For A 1000 Years): é, de longe, a que mais me empolgou com arranjos belíssimos de orquestra e coral dando um clima bem épico e grandioso. Como a faixa tem mais de 17 minutos, ao longo dela podemos ouvir estilos de diferentes lugares. Uma hora ouvimos algo que nos faz lembrar músicas tradicionais russas, outra hora há um certo clima latino que culmina em corais clássicos, enfim uma miríade de ótimos e belos arranjos. O final retorna à base da Halloween… perfeito!

Perfect Gentleman: ficou muito acústica, porém o refrão acentuou-se. Apenas isso.

Forever & One: tem um “quê” de Savatage com voz e piano. Um pouco mais da metade da música, um belo arranjo erudito se faz presente e faz a faixa ganhar novos contornos.

I Want Out: foi a que mais mudou o arranjo. Com as guitarras utilizando pouquíssima distorção – ou quase nada – o groove é o grande protagonista. Violão e um coral de crianças no refrão completam essa versão sem peso.

Falling To Pieces: começa introspectiva, mas de todas apresentadas aqui é a mais Pop com certeza. Mesmo com arranjos clássicos no refrão e algumas raras incursões latinas, é difícil imaginar que seja o Helloween. Uma típica faixa que poderia fazer parte do repertório do Maroon 5.

A Tale That Wasn’t Right: é o grand-finale com Deris utilizando toda a potência da sua voz e provando que é um grande vocalista que pode cantar notas difíceis com dramaticidade. O belíssimo arranjo é bem clássico, quase operístico, ou seja, carregado de emoção.

Why: veio de bônus e temos o violão fazendo a base e há uma percussão ao fundo que imprime um certo dinamismo. A base do refrão tem um estilo meio White Stripes e o solo, por incrível que pareça, tem todo um clima de tango.

©2010_martin_haeusler_promo1

Bom, sinceramente, algumas músicas me surpreenderam e outras considerei maçantes. Vale pela ousadia em criar versões inusitadas, e que fogem daquele ambiente ortodoxo do Metal. “Unarmed” do Helloween tem que ser degustado sem pretensão e sem pré-conceitos. Só assim pra entender o contexto da coisa.

Formação:
Andi Deris (vocal);
Michael Weikath (guitarra);
Sascha Gerstner (guitarra, vocal de apoio);
Markus Grosskopf (baixo);
Dani Löble (bateria).

Faixas:
01 – Dr. Stein
02 – Future World
03 – If I Could Fly
04 – Where The Rain Grows
05 – The Keeper’s Trilogy (Halloween/Keeper Of The Seven Keys/The King For a 1000 Years)
06 – Eagle Fly Free
07 – Perfect Gentleman
08 – Forever & One
09 – I Want Out
10 – Falling To Pieces
11 – A Tale That Wasn’t Right
12 – Why? (faixa bônus)

Encontre sua banda favorita