Em 2013, o Heaven Shall Burn chegava ao seu 7º disco de estúdio intitulado “Veto. O trabalho não chega a ser conceitual, mas sua capa tem sim um significado: a faixa de abertura, “Godiva” retrata a arte da capa, “Lady Godiva” do pintor britânico John Collier, que representa “um símbolo da luta contra a injustiça social e pela justiça social”.
Um dos méritos do Heaven Shall Burn, é de permear pelo Metalcore e o Death Metal sem medo de arriscar, tudo é pensado aos mínimos detalhes, algo que os acompanha durante toda a carreira. “Land of the Upright Ones” é uma das mais energéticas criadas pela banda em sua extensa discografia. Quando do lançamento do disco, a gravadora fez uma interessante jogada de marketing: criou um website, dividiu a faixa em 8 partes, dando aos fãs o trabalho de juntá-las na sequência correta. Quem o fizesse, teria o direito ao download gratuito da faixa.
Para elaborar essa resenha, passei rapidamente por alguns trabalhos anteriores e percebi que apesar de nada de muito novo em termos de variações musicais, a banda ficou sim, mais rápida. Paradoxalmente, quando a banda resolve fazer coisas mais cadenciadas e técnicas, se destaca. Assista abaixo, o ótimo clipe “Hunters Will Be Hunted”, e veja o nível de profissionalismo que a banda atingiu, obviamente, com o generoso apoio da Century Media, um nome poderoso quando o assunto é Heavy Metal.
Mais pancadaria de alto nível em “You Will Be Godless”, além do ótimo cover para um clássico dos conterrâneos do Blind Guardian; “Valhalla” mostrou uma faceta Speed Metal que poucos conheciam do Heaven Shall Burn. Fãs da banda liderada por Hansi Kursh e André Olbrich, podem experimentar. A introspectiva “Beyond Redemption” encerra o tracklist regular da melhor forma possível: surpreendendo a todos com uma pegada gótica mas sem esquecer o gutural calibrado e sombrio.
Nas versões físicas há alguns covers de bônus, além de uma edição especial dupla que traz na o 500º show da banda realizada na cidade alemã de Saalfeld, em dezembro de 2012.
Chamar “Veto” de clássico talvez seja um exagero, mas que a banda deu vários passos a frente com ele, deixando de lado a ideia de fazer sempre a mesma coisa. Ponto para os caras, que mesmo tendo demorado um pouco para tal, o fizeram com categoria. Indicado não apenas aos fãs mais assíduos, mas também, àqueles apreciadores de Heavy Metal em geral.
Heaven Shall Burn – Veto (2013)
Data de lançamento: 26/06/2013
Gravadora: Century Media
TRACKLIST
01 – Godiva
02 – Land of the Upright Ones
03 – Die Stürme rufen dich
04 – Fallen
05 – Hunters Will Be Hunted
06 – You Will Be Godless
07 – Valhalla (Blind Guardian cover)
08 – Antagonized
09 – Like Gods Among Mortals
10 – 53 Nations
11 – Beyond Redemption
12 – European Super State (Killing Joke cover – bônus)
13 – River Runs Red (Life of Agony cover – bônus)
FORMAÇÃO
Marcus Bischoff – vocal
Alexander Dietz – guitarra
Maik Weichert – guitarra
Eric Bischoff – baixo
Matthias Voigt – bateria
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”.