¡Tré! é o 11º álbum do Green Day e o último da trilogia  ¡Uno!, ¡Dos! e ¡Tré!, todos lançados em 2012 com pouco tempo de diferença entre os lançamentos, ¡Uno! foi lançado em setembro, ¡Dos! em novembro e ¡Tré! em dezembro.

A arte da capa, como não poderia ser diferente, tem uma imagem do rosto do baterista Tré Cool.

¡Tré! abre com “Brutal Love” uma música diferente pra quem espera aquele punk típico do Green Day, mesmo com a banda já tendo lançado alguns álbuns diferentes do punk que caracterizou a banda em seu início, é uma música com toque meio de Beatles.

Na sequência temos “Missing You” que no começo, só no começo mesmo, nos primeiros 5 segundos, lembra Ramones.

“8th Avenue Serenade” tem uns efeitos estranhos na guitarra mas é o que faz a diferença na música.

“Drama Queen” tem uma pegada pop rock mas com uma letra que não caiu muito bem e contém frases como “She’s old enough to bleed now”.

A quita música do álbum é “X-kid” que tem uma parte da letra engraçada, algo como “ei criança, um dia você acordou tarde e não estava tão jovem mas continuava burra”.

“Sex, Drugs and Violence” e “A Little Boy Named Train” é o Green Day de sempre, lembra as músicas do álbum American Idiot.

“Amanda” é uma música escrita por alguém que teve o coração partido por causa de amor. A próxima música é “Walk Away” com introdução e um refrão grudento.

“Dirty Rotten Bastard” é uma das melhores músicas do álbum, até gostoso de se ouvir algumas vezes seguidas, na letra poderiam ter trocado o “one, two, three” por “uno, dos, tre” pra fazer uma referência à trilogia

A penúltima música de ¡Tré! é “99 Revolutions”, música agradável mas nada que possa acrescentar muito a carreira da banda.

E para fechar o álbum, “The Forgotten”, que é trilha sonora do filme Crepúsculo, tem uma orquestração bem encaixada na música e um clipe feito com imagens da banda e cenas do filme.

¡Tré!, no geral, é um álbum interessante, talvez para grandes fãs de Green Day essa trilogia não caiu muito bem, são três álbuns com diferentes propostas, que valem a pena serem conhecidos por quem não é grande fã da banda.
Vale a ouvida!

Green Day – ¡Tré!
Data de lançamento: 7 de dezembro de 2012
Gravadora: Warner Bros. Records

Tracklist:

1 – Brutal Love
2 – Missing You
3 – 8th Avenue Serenade
4 – Drama Queen
5 – X-Kid
6 – Sex, Drugs & Violence
7 – A Little Boy Named Train
8 – Amanda
9 – Walk Away
10 – Dirty Rotten Bastard
11 – 99 Revolutions
12 – The Forgotten

Formação:

Billie Joe Armstrong – Voz, guitarras e violão
Mike Dirnt – Baixo
Tré Cool – Bateria

Encontre sua banda favorita