INTRODUZINDO: American Idiot é o sétimo álbum de estúdio da banda americana Green Day. O seu lançamento ocorreu em 20 de setembro de 2004 através da gravadora Reprise Records. O disco teve produção de Rob Cavallo. Este é um álbum conceitual derivado dos gêneros do Pop Punk e do Rock Alternativo e descrito pelos membros como “uma Ópera Punk Rock“. American Idiot segue a história de Jesus of Suburbia, um adolescente americano de classe média-baixa, o qual, figura como um anti-herói na trama. Através de seu enredo, o disco expressa a desilusão e a insatisfação de uma geração que cresceu em um período marcado por eventos tumultuosos como a Guerra do Iraque. O produto foi inspirado por diversos músicos e pelo trabalho dos ingleses do The Who. Sua capa apresenta uma granada com formato de coração posicionada em uma mão.

Ainda se faz importante destacar que American Idiot marcou a retomada da carreira do Green Day após um período de declínio na sua popularidade. O disco serviu como um “resgate aos fãs”, registrando entrada nas paradas de sucesso em 27 países, chegando ao topo em dezenove deles, e acabou por vender dezesseis milhões de cópias mundialmente. Com cinco singles lançados, o álbum foi aclamado pela crítica tendo inspirado até um Musical na Broadway e uma adaptação para o cinema, ainda a ser lançada. O disco tem sido elogiado mesmo anos após seu lançamento, tendo sido incluído em diversas listas que compilaram os melhores trabalhos do ano e da década.

RELEASE: é uma banda de Punk Rock originada nos Estados Unidos, formada no ano de 1986 na cidade de Berkley, Califórnia, pelos músicos Billie Joe Armstrong (guitarra e vocais), Mike Dirnt (baixo e vocais) e Tré Cool (bateria). A banda foi formada no início de 1986 com o nome de Sweet Children, com o baterista  Al Sobrante, mudando para o nome atual em 1989, quando lançou o seu primeiro álbum de estúdio.

DISSECANDO O DISCO: o disco se inicia sem firulas, com a faixa título American Idiot. Esta é uma faixa forte, que já vale o disco. Não é a toa que o álbum ganhou o Grammy de Melhor álbum de Rock no ano de 2005. Jesus Of Suburbia é menos comercial, mas, também alcançou sucesso considerável. A faixa se torna extremamente interessante após a “primeira fase”, que dura cerca de dois minutos, sofrendo uma drástica mudança de andamento – esta é uma canção bem fora dos padrões do Punk Rock, com cerca de onze(!) minutos de duração, sendo bem explorada sob todos os aspectos. Vide ainda o breakdown aos cinco minutos.

Green Day – Jesus Of Suburbia (Short Version) [Official Music Video]

Holiday retoma a pegada mais tradicional da banda, uma canção verdadeiramente gostosa de se ouvir – os caras estavam mesmo inspirados na composição deste disco, temos varias nuances que surgem inesperadamente no miolo das músicas, que captam a atenção do ouvinte de forma bruta. Boulevard of Broken Dreams segue emendada após o termino de sua antecessora, mantendo a “vibe” ainda sólida. Esta é uma das canções mais comerciais do disco, junto a faixa de abertura. É realmente uma canção profunda, que mexe com os sentimentos se levada a sério.

Green Day – Boulevard Of Broken Dreams [Official Music Video]

Are We the Waiting soa um pouco diferente das anteriores, podendo até ser chamada de “balada”. Com coros bem legais – que até me lembraram o clássico cantado pela musa do metal Doro Pesch, em All We Are – a canção se diferencia, fazendo uma chamada para sua sucessora que vem colada St. Jimmy. Esta sim, punk rock rápido, cru, direto! Após cerca de vinte e cinco minutos de música ininterrupta, três segundos nos separam (para um suspiro) antes que Give Me Novacaine se inicie. Temos aqui uma canção bastante experimental, que mistura vários elementos pouco usuais no Rock, ainda mais no Punk Rock. She’s a Rebel tem uma pegada bem “jovial”, com ares de canção de abertura da “Malhação” (novela televisiva). Extraordinary Girl apresenta uma intro bem inusitada: alguns tambores, quase tribais, antes de lascar um punk alternativo, que lembra algo de Millencolin. É uma musiquinha bem suave, que inunda os ouvidos e faz o ouvinte relaxar em meio às ondas sonoras emanadas. Letterbomb quebra essa “vibe” com um riff denso, mas não agressivo – retornamos ao bom punk raiz, com mais uma música pegada.

Green Day – American Idiot [Official Music Video]

Wake me Up When September Ends trás uma melodia incrível, daquelas que o Green Day nos presenteia com pelo menos um exemplar a cada álbum (claro, com raras exceções…). Uma canção profunda, consistente, que engrossa ainda mais o caldo se acompanhada com a letra em mãos. Esta sim é uma track que pode ser chamada de B-A-L-A-D-A, com todas as letras, a qual tranquilamente poderia incrementar uma setlist em um casamento familiar. Dá até vontade de dançar aqui ouvindo… Mais uma faixa que extraordinariamente merecia um video clipe… mas, espera… SIM! Confira:

Green Day – Wake Me Up When September Ends [Official Music Video]

Homecoming é mais uma do time das comerciais – apesar de contar com quase 10 minutos de duração – mas, com uma pegadinha bem exclusiva dela. Mesmo após quarenta minutos, a faixa consegue prender o ouvinte, para seguir esta jornada épica até o final. Esta “ode” apresenta várias transições, navegando por mares desconhecidos ao mundo punk. Incrível a criatividade em unir elementos tão distintos em uma única canção, e acima de tudo, não permitir que “tudo embole”. E, para finalizar o disco, temos Whatsername, uma canção um tanto melancólica, que ruma na contra-mão do apresentado ate o momento. Aqui, uma pausa para comentar que Green Day nos presenteia com uma notável homenagem aos mestres do The Police, pois, ao meu ver, o riff inicial de Whatsername lembra muito Every Breath You Take. Ou não? Bom, depois, obviamente, a música deslancha, e assume sua forma tradicional. Senti que foram inseridas algumas gotas de “modernismo” nesta composição, ainda mais notável que as anteriores. IMPORTANTE frisar que a versão “Deluxe” deste disco ainda conta com três singles bonus tracks, são elas: Too Much Too Soon, Shoplifter e Governator, as quais, não comentarei aqui.

OPINIÃO DO REDATOR: o Green Day figura para este redator como uma das mais importante bandas dentro do segmento Punk Rock, responsável por uma nova safra que surgiria a partir de sua influência. É verdadeiramente uma obra a se explorar “de cabo a rabo”, uma enciclopédia de conhecimento musical, mesmo aos não adeptos do movimento. Eu vislumbro que o Green Day foge (um pouco) ao punk raiz, aquele insituído por bandas como Ramones, Dead Kennedys e NOFX, mesclando vários outros elementos em sua música, e criando uma ambientação diferenciada. Este é um ótimo disco, o qual, ao lado do Dookie (1994), lideram como melhores da discografia desta banda, com NOTA 10.

Green Day – American Idiot
Lançamento
20 de setembro de 2004
Gravadora – Reprise Records.

Faixas:

American Idiot 
Jesus Of Suburbia
Holiday
Boulevard of Broken Dreams
Are We the Waiting
St. Jimmy
Give Me Novacaine
She’s a Rebel
Extraordinary Girl
Letterbomb
Wake me Up When September Ends
Homecoming
Whatsername

Formação no Disco:

Banda:
Billie Joe Armstrong
 (guitarra e vocais)
Mike Dirnt (baixo e back vocais)
Tré Cool (bateria e percussão)

Músicos adicionais:
Rob Cavallo (piano)
Jason Freese
(saxofone)
Kathleen Hanna
(vocais em Letterbomb)

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