Roadie Metal Cronologia: Grave Digger – Knights of the Cross (1998)

Iniciada em 1997 com o aclamado “Tunes of War”, a “The Middle Ages Trilogy” chega aqui à sua 2ª parte com “Knights of the Cross”. Se na primeira parte, o tema era a história escocesa, aqui o tema foi ainda mais abrangente, contando sobre as Cruzadas, o Santo Gral (que chegou a ser tema central do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1987) e sobre a Ordem dos Templários. Que temas ótimos para um álbum conceitual!

O Grave Digger vinha em um ritmo intenso desde seu retorno à ativa com o clássico “The Reaper” (1993), lançando algum material novo todos os anos até o final da década de 90, um ritmo alucinante.

A banda não trouxe nada de novo em termos instrumentais, os vocais rasgados do Bottendahl, os riffs certeiros de Uwe Lulis, em especial, na tipicamente Judas Priest, “Fanatic Assassins”, bateria precisa e rápida como em “Monks of War” e “Inquisition”, duas das mais pesadas e rápidas composições da história da banda, baixo sempre em evidência, neste caso, ponto para a mixagem final e o tecladista HP Katzenburg que sempre foi um show à parte.

As linhas melódicas criadas por Bottendahl e Lulis na faixa título, “Lionheart”, “The Keeper of the Holy Grail”, “Baphomet”, que tem um refrão impecável, a cadenciada “The Curse of Jacques” abrindo espaço para Bottendahl brilhar e “The Battle of Bannockburn” e sua intro com gaita de Fole com uma levada que remete à Iron Maiden, fecha o tracklist regular com chave de ouro. Em algumas versões alternativas, há um cover do Black Sabbath e na versão japonesa, uma ótima versão para “Kill the King”, do Rainbow.

Quem curte a banda, não tem erro. Tudo é de primeira: temática, produção, arte gráfica, músicos afiados, com história e conteúdo histórico valioso, uma chacoalhada na mesmice das letras ruins, que por vezes assolam o mundo do Heavy Metal. Ouça sem moderação!

Grave Digger – “Knights of the Cross”
Data de lançamento: 18 de maio de 1998
Gravadora: GUN Records

Tracklist
01 – Deus lo Vult
02 – Knights of the Cross
03 – Monks of War
04 – Heroes of This Time
05 – Fanatic Assassins
06 – Lionheart
07 – The Keeper of the Holy Grail
08 – Inquisition
09 – Baphomet
10 – Over the Sea
11 – The Curse of Jacques
12 – The Battle of Bannockburn
13 – Kill the King (Rainbow cover – bônus)
14 – Children of the Grave (Black Sabbath cover – bônus)

Formação
Chris Boltendahl – vocal, guitarra
Uwe Lulis – guitarra, backing vocal
Jens Becker – baixo
Stefan Arnold – bateria
H.P. Katzenburg – teclados

Grave Digger – Knights of the Cross (1998)
Encontre sua banda favorita