Roadie Metal Cronologia: Grave Digger – Heart Of Darkness (1995)

by Alexandre Veronesi

A década de 90 trouxe vida nova aos alemães do GRAVE DIGGER. O grupo, fundado pelo lendário Chris Boltendahl no ano de 1980, tomou certas decisões comerciais questionáveis à época do álbum “War Games” (1986), o que levou à sua separação no ano seguinte. Em 1991, Boltendahl decidiu reformular a banda ao lado do guitarrista Uwe Lulis, e retornou à cena com os ótimos “The Reaper” (1993) e “Symphony Of Death (EP, 1994), dando assim início a uma das melhores fases de sua extensa carreira.

“Heart Of Darkness”, lançado em 1995, é altamente aclamado pelo fãs e traz um repertório de primeira linha, porrada atrás de porrada, sem nenhum tempo para respirar. Após a sombria introdução, “Tears Of Madness”, temos “Shadowmaker”, iniciando os trabalhos de maneira rápida e visceral; a clássica e divertida “The Grave Dancer”, que é frequentemente apresentada nos shows da banda até hoje e dispensa maiores comentários; “Demon’s Day”, canção cadenciada que ultrapassa os 7 minutos e carrega um marcante refrão; e “Warchild”, que começa como uma canção de ninar, mas não tarda a se revelar um Speed Metal potente com riffs rigorosamente cortantes e um solo inspirado por parte de Lulis. Na sequência, temos a épica faixa-título, “Heart Of Darkness”, música de longa duração e boa variedade de arranjos e andamentos, além do primoroso trabalho de voz de Boltendahl; e “Hate”, som pesado, veloz e direto. Adentrando a reta final, uma das melhores músicas de toda a carreira do grupo, na humilde opinião deste que vos fala: “Circle Of Witches”, totalmente vigorosa, acentuada, irretocável do início ao fim; e finalmente,”Black Death”, um verdadeiro hino de guerra que encerra a audição de forma apoteótica.

A bolacha foi praticamente toda produzida por Boltendahl e Lulis, e concebida no Principal Studios, localizado na cidade de Senden, na Alemanha. A bela arte da capa ficou a cargo de Andreas Marschall.

Categorizar precisamente”Heart Of Darkness” seria, para mim, uma tarefa quase impossível, dada a altíssima qualidade de vários dos discos do GRAVE DIGGER lançados durante as 2 décadas seguintes. Sendo assim, me limito a dizer que o registro é memorável e figura em uma posição de destaque dentro da discografia do grupo.

Grave Digger – Heart Of Darkness (1995)
Gravadora: GUN Records
Data de lançamento: 03/04/1995

Tracklist:
01 – Tears Of Madness
02 – Shadowmaker
03 – The Grave Dancer
04 – Demon’s Day
05 – Warchild
06 – Heart Of Darkness
07 – Hate
08 – Circle Of Witches
09 – Black Death

Formação:
Chris Boltendahl – vocal
Uwe Lulis – guitarra
Tomi Göttlich – contrabaixo
Frank Ullrich – bateria

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish