Dando continuidade a nossa seção ‘Roadie Metal Cronologia’ chegamos ao 8º trabalho de estúdio do guitarrista norte irlandês Gary Moore, um de seus mais icônicos trabalhos, “Still Got the Blues” (1990).
O trabalho é daqueles dignos de figurar na galeria dos intocáveis do guitarrista. Aqui, ele preocupou-se em lançar um álbum de Blues, afastando-se quase que totalmente de suas raízes Hard Rock. Faixas como as excepcionais “Oh Pretty Woman”, “Walking by Myself”, “Texas Strut” e “Too Tired” que possuem uma pegada Rockabilly anos 50 que fortemente influenciou o blues man, um prato cheio para fãs de guitarristas como Chuck Berry, por exemplo, são destaques absolutos.
“As the Years Go Passing By” é como se o Pink Floyd resolvesse gravar uma faixa de Blues; aqui e ali pitadas de psicodelismo, baixo nas alturas e o timbre da guitarra o deixará boquiaberto. “Midnight Blues” é pura inspiração, perfeita companhia para tomar uma bebida destilada em um barzinho a meia-luz. E o que dizer da faixa título: são raríssimos os seres humanos que viveram aquela época, que não se deliciaram ouvindo esse hit. Eu, particularmente, chamo-a de “Is This Love” de Gary Moore. Para quem não a ouve há tempos como este que vos escreve, vale a pena a conferida no clipe que está logo aqui abaixo.
O material lançado como bônus nas edições posteriores traz releituras de gente do porte de Eric Clapton/George Harrison (“That Kind of Woman” foi composta por Harrison, mas gravada por Clapton e Moore quase que ao mesmo tempo), Fleetwood Mac e lendas do Blues. Um material e tanto para fãs.
O ano de 1990 foi fundamental para a continuidade da carreira de Moore. O single que gravou no mesmo ano com o Traveling Wilburys, “She’s My Baby” colocou Moore nas alturas em termos de popularidade. Estar ao lado de gente como George Harrison, Tom Petty e Bob Dylan foi para Moore, uma subida de patamar.
Tanto é verdade que a carreira de Moore estava de vento em popa, que seu próximo trabalho, “After Hours” (1992), contou com a participação de lendas como BB King e Albert Collins, mas isto é assunto para amanhã aqui em nossa página. Descubra a carreira solo de Gary Moore, porque o cara era genial. Não é a toa que tantos grandes nomes do Heavy Metal se dizem influenciados por ele. Ouça!
Gary Moore – Still Got the Blues (1990)
Data de lançamento: 26/03/1990
Gravadora: Virgin Records
TRACKLIST
01 – Moving On
02 – Oh Pretty Woman
03 – Walking by Myself
04 – Still Got the Blues (for You)
05 – Texas Strut
06 – Too Tired
07 – King of the Blues
08 – As the Years Go Passing By
09 – Midnight Blues
BONUS TRACKS
10 – That Kind of Woman (Eric Clapton cover)
11 – All Your Love (Otis Rush cover)
12 – Stop Messin’ Around (Fleetwood Mac cover)
13 – The Stumble (Freddy King cover)
14 –Left Me with the Blues
15 – Farther On up the Road (Bobby ‘Blue Bland cover)
16 – Mean Cruel Woman
17 – The Sky Is Crying (Elmore James cover)
FORMAÇÃO
Gary Moore – vocal, guitarras
Don Airey – teclados
Stuart Brooks – trompete
Albert Collins – baixo
Bob Daisley – baixo
Raul d’Oliveira – trompete
Martin Drover – trompete
Brian Downey – bateria
George Harrison – vocal, guitarra
Nicky Hopkins – teclados
Albert King – guitarra
Frank Mead – saxophone
Nick Payn – saxophone
Nick Pentelow – saxophone
Andy Pile – baixo
Graham Walker – bateria
Mick Weaver – piano
Gavyn Wright – cordas