Roadie Metal Cronologia: Gamma Ray – Land Of The Free (1995)

Quando em meados de 1994 foi anunciado que Kai Hansen assumiria os vocais do Gamma Ray para o quarto álbum da banda devido à saída de Ralph Scheepers, a expectativa de muitos fãs, inclusive para esse que vos fala, era de que haveria um ressurgimento de algo que remetesse ao clássico “Walls Of Jericho”. Contudo, a história conta um outro rumo.

“Land Of The Free” chegou às prateleiras das lojas ao redor do planeta no dia 29 de maio de 1995. O trabalho foi gravado no próprio estúdio de Kai e teve o mago Charlie Bauerfeind na produção, deixando a sonoridade bem limpa e poderosa. A arte da capa é outro show a parte, sendo considerada até hoje uma das mais lindas da história do Power Metal.

Musicalmente, a proposta musical não foge muito do que foi trazido em “Insanity And Genius”. Claro, o grande destaque são os vocais de Kai Hansen, que apesar de ser bem limitado em comparação a Ralph, consegue nos entregar belas linhas vocais. Que o diga a belíssima abertura “Rebellion In Dreamland”, um épico de quase 9 minutos, trazendo todos os elementos típicos do Power Metal. A música seguinte, “Man On A Mission”, já chega deixando o ouvinte sem respirar, devido a velocidade imprimida. Sem dúvidas, um dos maiores destaques. Uma curiosidade é que a música foi repaginada e saiu numa versão balada no EP “Miracle”. Outros destaques vão para a faixa título “Land Of The Free”, com talvez os refrões mais lindos do álbum, a balada “Farewell” e “Time To Break Free”, que conta com a participação de ninguém menos que Michael Kiske. Não chega a lembrar o Helloween, mas é uma composição bem legal, afinal de contas, ver e/ou ouvir Kai Hansen e Kiske juntos depois de 6 anos foi algo histórico.

No fim das contas, “Land Of The Free” é o inicio de uma nova fase no Gamma Ray. E diga-se de passagem, um belíssimo inicio. Diria até que juntamente com os dois “Keepers” do Helloween são os álbuns definitivos do Power Metal. Anos mais tarde, os fãs ainda veriam a parte II, mas como sempre gosto de frisar, são histórias a serem contadas num outro capítulo….

Formação:
Kai Hansen (guitarras e vocais)
Dirk Schlächter (guitarras)
Jan Rubach (baixo)
Thomas Nack (bateria)

Faixas:
01. Rebellion In Dreamland
02. Man On A Mission
03. Fairytale
04. All Of The Damned
05. Rising Of The Damned
06. Gods Of Deliverance
07. Farewell
08. Salvation’s Calling
09. Land Of The Free
10. The Saviour
11. Abyss Of The Void
12. Time To Break Free (feat. Michael Kiske)
13. Afterlife

Encontre sua banda favorita