Após o enorme sucesso de “Tempo of the Damned” (2004), o Exodus passa por turbulências em sua formação, como a saída do vocalista Steve “Zetro” Souza antes do término da turnê. Além disso, ao final da turnê o guitarrista Rick Hunolt anuncia seu desligamento para tratar-se devido ao uso de drogas e o baterista Tom Hunting deixa o grupo alegando problemas de saúde. Em seus lugares foram recrutados o vocalista Rob Dukes, o guitarrista Lee Altus e o renomado baterista Paul Bostaph, conhecido mundialmente por ter substituído Dave Lombardo no Slayer.
Em 2005 o Exodus retorna com a nova formação e com “Shovel Headed Kill Machine”, seu sétimo registro de estúdio.
Para quem acompanha a carreira do grupo sabe que a banda possui um excelente repertório e, diga-se de passagem, nenhum registro dos americanos é fraco ou desprezível.
Abrindo a audição temos “Raze”, que logo de cara mostra um Exodus com mais peso e linhas vocais totalmente agressivas, características que mostram que a entrada de Rob Dukes trouxe um elemento novo à banda.
Adiante temos “Deathanphetamine”, que, assim como a primeira faixa, traz uma agressividade monstruosa ao registro, tendo destaque para a linha de bateria impecável de Paul Bostaph, que casada com os riffs cortantes de Gary Holt torna-se uma das pérolas do disco.
A terceira composição do álbum é “Karma’s Messenger”, que mantendo a brutalidade do álbum, apresenta um tema mais cadenciado, que mostra a banda totalmente entrosada, tendo um grande destaque para o baixo de Jack Gibson, que traz mais peso ao som.
Continuando a audição temos “I Am Abomination”, que traz um Thrash Metal totalmente cadenciado, sendo esta a mais lenta do disco. A dupla de guitarristas mescla riffs densos com uma levada de bateria totalmente grooveada.
Destacam-se ainda “Shovel Headed Kill Machine” e “Magum Opus .44”, sendo esta última a pérola do disco. Os vocais de Rob Dukes estão mais agressivos do que nunca, além das linhas de guitarras violentas casadas com aquele timbre e pegada única do mastodonte das baquetas Paul Bostaph.
Na edição em LP ainda apresentam-se duas faixas bônus, com destaque para o excelente cover de “Problems”, dos Sex Pistols.
Formação:
Rob Dukes (vocal);
Gary Holt (guitarra);
Lee Altus (guitarra);
Jack Gibson (baixo);
Paul Bostaph (bateria).
Faixas:
01 – Raze
02 – Deathamphetamine
03 – Karma’s Messenger
04 – Shudder to Think
05 – I Am Abomination
06 – Altered Boy
07 – Going Going Gone
08 – Now Thy Death Day Come
09 – .44 Magnum Opus
10 – Shovel Headed Kill Machine