Roadie Metal Cronologia: Evergrey – The Inner Circle (2004)

The Inner Circle foi o quinto álbum lançado pelos proggers suecos do Evergrey. Gravado entre novembro de 2003 e fevereiro de 2004, o trabalho foi produzido pelo vocalista Tom Englund e pelo guitarrista Henrik Danhage e lançado em abril de 2004, via InsideOut Music. Sua grande característica é ser um álbum conceitual que lida com temas como cultos, falsos pregadores e abuso.

O quinto álbum de uma banda é sempre uma marca importante, pois acaba muitas vezes se tornando um ponto de referência na discografia para entender a evolução da mesma desde seu início. E este trabalhou passou no teste. The Inner Circle, para muitos fãs, é o ponto mais alto da discografia dos suecos.

“A Touch of Blessing” abre o disco de uma forma bem tocante, com ótimos riffs, um refrão emocionante e um dos melhores solos de guitarra do CD. “Ambassador” mantem a pegada da faixa anterior e conta com linhas de teclado que dão uma maior dimensão à faixa; “In The Wake of the Weary” chega mais acelerada e agressiva, com destaque para a participação de Carina Englund nos vocais, dando um toque altamente comovente para a canção. A passagem instrumental no meio da canção é maravilhosa e mostra como o Evergrey pode ser absurdamente técnico sem soar como uma banda que quer apenas mostrar como são músicos técnicos.

“Harmless Wishes” é uma das melhores faixas de The Inner Circle; emocionante do começo ao fim, tem seu auge na versatilidade do vocalista Tom Englund, que usa diferentes entonações para interpretar diferentes personagens na história. “Waking Up Blind” é a grande balada do álbum, com emocionantes licks de guitarra e mais uma bela interpretação de Englund.

Começando a metade final do disco, vem a pesada “More Than Ever” com ótimos riffs e linhas vocais; “The Essence of Conviction” segue com sua pegada quebrada e proggy, enquanto Englund continua sendo o destaque ao encaixar não só belas linhas vocais como também grandes interpretações. A faixa também conta com alguns dos momentos instrumentais mais bonitos do disco, como a base para a voz falada durante a canção ou a base para o belo solo de guitarra.

“Where All Good Sleep” começa com um bom som de sintetizador que acaba caindo em mais um ótimo riff e o refrão da faixa é grandioso. “Faith Restored” é outra linda balada de The Inner Circle. Ao contrário de “Waking Up Blind” que ganha certo clima com a entrada de outros instrumentos como a bateria, essa se mantém o tempo todo no clima de voz e violão e depois com uma bela intervenção de cordas.

Finalizando o disco vem a faixa “When The Walls Go Down”, que começa com a voz do personagem principal pedindo ajuda para Deus e ao fundo belíssimas passagens de piano e cordas. Conforme a faixa evolui, fica mais pesada e sinfônica, enquanto o protagonista continua com seu monólogo para Deus. A essa altura da história, o personagem já havia sido convencido a entrar para um culto (“A Touch of Blessing”), se apresentado ao líder do culto (“Ambassador”), se decepcionado com o culto e seu líder (“Waking Up Blind”), lutado contra os próprios demônios implantados pelo líder do culto (“Where All Good Sleep”) e agora ele fala e pede ajuda a Deus quando se vê abandonado pelo culto de falsos pregadores com quem se envolveu.

The Inner Circle é uma grande obra na discografia do Evergrey, um de seus grandes trabalhos e recheado de pesados riffs, solos (e todo o instrumental de forma geral) memoráveis, linhas vocais perfeitamente encaixadas e interpretações dignas de uma grande obra conceitual.

Evergrey – The Inner Circle
Data de lançamento: 27 de abril de 2004
Gravadora: InsideOut Music

Faixas:
1 – A Touch of Blessing
2 – Ambassador
3 – In The Wake of the Weary
4 – Harmless Wishes
5 – Waking Up Blind
6 – More Than Ever
7 – The Essence of Conviction
8 – Where All Good Sleep
9 – Faith Restored
10 – When The Walls Go Down

Formação:
Tom Englund – Vocais e guitarra
Henrik Danhage – guitarra
Michael Hakansson – baixo
Rikard Zander – teclados
Jonas Ekdahi – bateria

Encontre sua banda favorita