Iniciamos a nossa Roadie Metal Cronologia abordando a trajetória dos suecos do Evergrey, com esse debut lançado em 1998. “The Dark Discovery” foi fundamental para apresentar suas impressões a cena metálica vigente, mas é bastante dispare do que a banda viria a se tornar ao longo da história. Portanto, nem precisamos alertar que comparações ao momento atual não procedem. Até porque o álbum conseguiu se destacar perante o que estava sendo produzido nesta época. Podemos descrever como um heavy-metal melódico/progressivo (de forte acento soturno e denso), mas com grandes influências doom/gothic, onde a criatividade sonora, um dos grandes trunfos desse bardo de Gotemburgo, já mostrava com louvor seu cartão de visitas.
O único senão depreciativo que farei a “The Dark Discovery”, é a produção realmente muito aquém do ótimo repertório apresentado. Soando abafado em demasia na mixagem (o que para muitos fãs pode se constituir num charme diferencial), me remeteu ao desastrado som de “Forbidden”, o último álbum do Black Sabbath com Tony Martin nos vocais. Aliás, possivelmente TAMBÉM porque o timbre e estilo de cantar do vocalista Tom Englund, remete bastante a Martin nesse registro. Mas guitarras sujas “implorando por uma limpeza” em demasia a parte, as camas do teclado de Will Chandra são um dos maiores destaques técnicos do disco. Realmente trazem aquele “charme” a mais para soar deveras obscuro em sua proposta, com passagens acústicas, corais melancólicos e baladas bastante caprichadas, tudo com a usual performance quase progressiva e o “sangue nos olhos” apresentado pelo grupo.
O álbum traz ainda a participação de Andy La Rocque (King Diamond), que além de produzir, tocou guitarra na faixa “Closed Eyes”. Outro guitarrista convidado foi o alemão Mattias la Eklundh (da banda de hard rock Freak Kitchen), participando de “When The River Calls”. A participação do imponente vocal de Carina Kjellberg (que anos mais tarde se tornaria esposa de Tom e presença constante nos álbuns da banda) também se faz presente, dando mais “corpo qualitativo” ao resultado final de “The Dark Discovery”. As letras tratando de assuntos complexos inerentes a natureza humana, são outro destaque ímpar.
A abertura impressiona “de cara” com as potentes “Blackened Dawn” e “December 26th”. “Dark Discovery” e “Beyond Salvation” tem ares de hino, e realmente fica bastante difícil destacar faixas soltas no disco, o resultado em termos de material é bastante coeso e diversificado, nos mostrando que realmente algo ainda maior iria vir por aí. Provavelmente nem eles tinham previsibilidade na época. E essa expectativa não nos decepcionou! O tempo mostrou isso AO MUNDO e a Roadie Metal Cronologia Evergrey continua…
Evergrey– The Dark Discovery
Data de lançamento: 16/03/1998
Gravadora: Ghotenburg Noiseworks
FORMAÇÃO
Daniel Nojd – baixo
Will Chandra – teclado
Tom Englund – guitarra e vocal
Patrick Carlsson – bateria
Dan Bronell – guitarra
Tracks:
Blackened Dawn
December 26th
Dark Discovery
As Light Is Our Darkness
Beyond Salvation
Closed Eyes
Trust And Betrayal
Shadowed
When The River Calls
For Every Tear That Falls
To Hope Is To Fear