Roadie Metal Cronologia: Edguy – Kingdom of Madness (1997)

Formado em 1992, na cidade de Fulda, na Alemanha, o Edguy é um dos grandes nomes do Power Metal mundial. Liderado pelo competente Tobias Sammet, consegue reunir o melhor do Heavy Metal e Power Metal sem firulas, apresentando um som melódico e poderoso.

Em 1997, a banda apresentou seu álbum de estreia “Kingdom of Madness”, com um som mais cru que o habitual que ganhou forma nos futuros álbuns, com um Tobias ainda achando um modo de cantar, mas com a banda afiada em seu instrumental.

Paradise” dá boas-vindas ao ouvinte. Uma faixa que podemos dizer que é lenta e longa demais, talvez a mais fraca faixa de abertura do Edguy. Mas até aquele momento é o que a banda tinha de melhor pra apresentar.

Após isso, a banda aposta em faixas up-tempo, como “Wings Of A Dream”, que empolga com seu refrão melódico no estilo Helloween, com aquela abusada do pedal duplo. “Heart Of Twilight” tem um riff mais cadenciado com uma pegada de Hard Rock, é uma faixa mais puxada para o Heavy Metal com aquele refrão pegajoso.

Um interlúdio chamado “Dark Symphony” nos leva para a segunda parte do álbum, que já se inicia com a melhor faixa do disco, “Deadmaker”, com um riff que remete a Donzela, com muita influencia do NWOBHM. É uma das poucas faixas do álbum ainda aproveitadas nos setlists da banda. “Angel Rebellion” tem um belo dedilhado na intro, que nos leva ao seu ótimo riff de condução. O peso e melodia conseguem ter um bom contraste aqui.

When The Hero Cries” é aquela balada clichê, somente com o Piano acompanhado por Tobias, não foi seu melhor trabalho. O brilhante vocalista ainda buscava sua melhor forma.

Steel Church” é Power Metal puro, mais agitada e com os pedais duplos se destacando. Ao fim da audição, a épica de 18 minutos “The Kingdom”, que conta com a participação Chris Boltendahl (Grave Digger) nos vocais. Talvez uma das melhores composições da banda, mas que se encaixaria melhor no projeto paralelo de Tobias, o Avantasia.

Enfim, “Kingdom of Madness” é um álbum competente, mas que não foi o melhor trabalho do Edguy, ainda mais comparado ao que a banda lançou futuramente. Sua produção era muito crua para o que o estilo propõe, que é algo mais limpo, algumas coisas ficaram com chiados e o baixo precisava de uma atenção maior na mixagem. Isso não é motivo para crucificar o álbum, pois temos que considerar que ainda era uma banda buscando sua identidade. Ainda assim, indispensável para os fãs, não só da banda, mas do Power Metal em geral.

Kingdom of Madness – Edguy
Data de lançamento: 08 de Fevereiro de 1997
Gravadora: AFM Records

Tracklist:
01. Paradise
02. Wings of a Dream
03. Heart of Twilight
04. Dark Symphony
05. Deadmaker
06. Angel Rebellion
07. When a Hero Cries
08. Steel Church
09. The Kingdom

Formação:
Tobias Sammet – vocal, teclado e baixo;
Jens Ludwig – guitarras, backing vocals;
Dirk Sauer – guitarras, backing vocals;
Dominik Storch – bateria.

Encontre sua banda favorita