Existem bandas que marcaram sua carreira por inovar e trazer novos conceitos ou simplesmente por não seguir fórmulas e não ter em sua sonoridade plágios de influências.
Alguns exemplos podem ser destacados como Morbid Angel e Death no Death Metal, Slayer e Megadeth no Thrash Metal, Iron Maiden e Manowar no Heavy Metal e temos aqui surgindo com o Dream Theater uma mescla entre Heavy Metal e Progressive Metal no final dos anos 80 com o lançamento de “When Dream and Day Unite” (1989) pelo Deram Theater.
O álbum inicia com “A Fortune In Lies”, que apresenta a primeira impressão do grupo, uma composição calcada no Heavy Metal porém como muitas variações e principalmente refrões progressivos.
A qualidade dos músicos do grupo é como sempre um chamativo ao contexto do álbum, um uníssono dos melhores músicos em cada instrumento, trazendo uma aurora diferenciada ao resultado de cada composição, tendo-se evidência nas sequenciais faixas “Status Seeker” e “Ytse Jam”, mostrando o quanto a competência e as técnicas individuais unem-se, gerando um altíssimo gabarito à obra.
Prosseguindo, temos “Light Fuse and Get Away”, uma faixa melodiosa e progressiva que destaca um exímio trabalho de guitarra de Petrucci que transmite emoção em toda sua progressão, tendo como grande intérprete o impecável vocalista Charlie Dominici que consegue transpor todo o sentimento envolvido com sua performance vocal única, que infelizmente após a gravação do álbum desligou-se do quinteto estadunidense.
Temos destaque também para as faixas “Afterlife” e “The Ones Who Help To Set The Sun”, que disferem o golpe final, a cartada de mestre no fim da execução do disco, trazendo à memória grandes influências do “Teatro dos Sonhos”, como Iron Maiden, Pink Floyd, Rush e Metallica.
A banda apresenta em “When Dream and Day Unite” seu refinadíssimo repertório como uma aula de mais elaborado requinte, que além de soar como um ÁS contemporâneo, traz também aquela nostalgia dos bons e memoráveis refrões dos anos 80.
Formação:
Charlie Dominici (vocal);
John Petrucci (guitarra);
John Myung (baixo);
Mike Portnoy (bateria);
Kevin Moore (teclados).
Faixas:
01 – A Fortune In Lies
02 – Status Seeker
03 – The Ytse Jam
04 – The Killing Hand
05 – Light Fuse and Get Away
06 – Afterlife
07 – The Ones Who Help To Set The Sun
08 – Only A Matter of Time
