Roadie Metal Cronologia: Dream Theater – Six Dregrees of Inner Turbulence (2002)

Após alguns contratempos devido à capa do álbum anterior, “Live Scenes From New York”, recolhido das lojas no dia de seu lançamento, 11 de setembro de 2001, por causa da trágica coincidência de trazer na capa original as torres gêmeas do World Trade Center de Nova York em chamas, a banda lança um trabalho que merece atenção.

“Six Degrees of Inner Turbulence” traz a mescla entre o Heavy Metal e o Rock Progressivo e a marca forte do Dream Theater – a técnica -, aliados ao bom gosto e feeling em um álbum conceitual duplo.

Os dois discos são bastante distintos. O primeiro possui uma abordagem sonora mais pesada, eis o lado mais Heavy Metal, mas sem fugir das técnicas e harmonias elaboradas. O segundo é composto por uma grande música épica de 42 minutos, maior gravação da banda até hoje, a faixa título dividida em oito partes e que retrata seis diferentes tipos de doenças mentais, como diz o nome do álbum. Cada movimento corresponde a um grau de turbulência interna.

É uma experiência que merece ser vivida tanto pelo conceito quanto pela performance dos músicos, que aqui mostram bastante maturidade.

Formação:
James LaBrie (vocal);
John Petrucci (guitarra e vocal);
John Myung (baixo);
Mike Portnoy (bateria);
Jordan Rudess (teclados)

Faixas:

Disco 1:
01 – The Glass Prison
02 – Blind Faith
03 – Misunderstood
04 – The Great Debate
05 – Disappear

Disco 2:
01 – Six Degrees of Inner Turbulence

Encontre sua banda favorita