Roadie Metal Cronologia: Dream Theater – Octavarium (2005)

“Octavarium” foi o meu primeiro contato com o Dream Theater, onde por ocasião do lançamento do álbum li uma matéria em algum lugar sobre as curiosidades e conceitos do álbum.

E lá se vão 11 anos desde que o oitavo álbum de estúdio do quinteto (na época) formado por Portnoy (bateria), Petrucci (guitarra), LaBrie (vocal), Myung (baixo) e Rudess (teclado) apostou novamente no lado Prog, visto (e ouvido) que o trabalho anterior foi mais direto e com um direcionamento mais Metal.

dto2

São oito faixas (em afinações sequenciais, mais uma dentre as inúmeras curiosidades do álbum), onde, a título, uma suíte em cinco movimentos atinge 24 minutos.

Falar da qualidade técnica dos músicos, da gravação e tudo mais é chover no molhado, então pouparei os leitores do óbvio ululante.

Tenho minhas ressalvas junto ao estilo. Não nego que passo longe de morrer de amores pelos clichês que ajudaram a fundamentar a base do estilo, mas não dá pra ser idiota e dizer que é ruim, apenas não é a minha praia. Quem já possui afinidades com músicas longas, complexas e blablablá de certo curte/curtiu “Octavarium”.

dto3

Na turnê, o grupo gravou (mais) um trabalho ao vivo, desta vez em celebração aos seus 20 anos de carreira com um set cronológico que, dentre outras coisas, contou com a participação de uma orquestra e a execução na íntegra de “Six Degrees of Inner Turbulence” e “Octavarium (a faixa) na íntegra.

Formação:
James LaBrie (vocal);
John Petrucci (guitarra);
John Myung (baixo);
Mike Portnoy (bateria);
Jordan Rudess (teclado).

Faixas:
01 – The Root of All Evil
02 – The Answer Lies Within
03 – These Walls
04 – I Walk Beside You
05 – Panic Attack
06 – Never Enough
07 – Sacrificed Sons
08 – Octavarium

https://www.youtube.com/watch?v=1v6EAIm_eEU

Encontre sua banda favorita