Roadie Metal Cronologia: Dream Theater – Images and Words (1992)

Após o sucesso do disco “When Dream and Day Unite”, principalmente pelo Japão, onde alcançou o 98º lugar, uma bem-sucedida turnê pelos EUA com direito a abrir para o Marillion no dia 14 de novembro de 1989 e certo reconhecimento nos EUA, o Dream Theater despede o seu vocalista Charlie Dominici, por divergências musicais e por ser mais velho que os outros integrantes.

Sem se abater, a banda seguiu fazendo alguns shows, incluindo no setlist novas músicas instrumentais, que acabaram servindo para a criação do próximo álbum, “Images and Words”. Durante essa fase, John Arch, Steve Stone e Chris Cintron excursionaram com o grupo como vocalistas, mas nenhum deles se encaixaram tão bem quanto o canadense “Kevin LaBrie”, que conquistou a vaga disputando com duzentos candidatos. Na banda já existia um Kevin que era o tecladista Kevin Moore –, para não ficar um grupo com dois Kevins e dois Johns, LaBrie resolveu substituir o primeiro nome por “James”.

Dream Theater que já mantinha um contrato com a major MCA, trocou de gravadora indo para a ATCO Records, subsidiária da Warner Music. Os produtores Terry Date e Steve Sinclair também saíram de cena para a entrada de David Prater. Com tudo pré-arranjado, vão trabalhar nos estúdios BearTracks e The Hit Factory, em Nova York, ficando por lá de outubro a dezembro de 1991.

Em 7 de julho de 1992, sai “Images and Words” que estreou a banda na lista da Billboard 200 no 61º lugar. Mas além do Japão que conseguiu nova marca, figurando na 30ª posição, o álbum também invadiu o mercado alemão aparecendo por lá como #94 dos charts. Durante a primeira turnê mundial foi fácil a certificação de disco de ouro nos EUA e Holanda.

A primeira música de sucesso, “Pull Me Under”, teve sua versão single divulgada massivamente pela mídia e se colocou entre as dez mais vendidas da época. Seu videoclipe também foi difundido a exaustão pela MTV, conseguindo ser hoje a canção mais conhecida do quinteto. Em 1993, saíram mais dois compactos: “Take The Time” e “Another Day”, formando assim uma trinca de singles do mesmo álbum a figurarem no Billboard Hot Mainstream Rock Tracks.

O Dream Theater é uma das bandas que nasceram para dar certo. Seus fundadores John Petrucci, John Myung e Mike Portnoy, saíram de uma das melhores escolas de música do mundo, a tradicional Berklee College of Music de Boston, Massachusetts. Só para subentender, lá foi o lugar onde estudaram nomes como John Mayer e Steve Vai. Com isso, seria lógica a ascensão resultante da perícia e simetria dos membros do Dream Theater – tanto é, que mesmo com a saída de seu líder, Portnoy em 2010, a banda nunca esteve fora dos holofotes.

Dream_Theater_Copenhagen_1993

Formação:
James LaBrie (vocal);
John Petrucci (guitarra);
John Myung (baixo);
Mike Portnoy (bateria);
Kevin Moore (teclados).

Faixas:
01 – Pull Me Under
02 – Another Day
03 – Take The Time
04 – Surrounded
05 – Metropolis, Pt. 1: The Miracle and The Sleeper
06 – Under A Glass Moon
07 – Wait For Sleep
08 – Learning to Live

Encontre sua banda favorita