Roadie Metal Cronologia: Dr. Sin – “Dr. Sin” (1993)

E eis que, mais uma vez, tenho a honra de inaugurar mais uma Cronologia Roadie Metal. Se antes, tive essa oportunidade ao começar a cronologia de uma das minhas bandas do coração (Aerosmith), hoje, tenho a missão de abrir a discografia de uma das mais importantes bandas brasileiras. E também, uma das mais injustiçadas. falo do Dr. Sin. Você pode se perguntar: Mas por que injustiçada? Ora, basta acompanhar a carreira do grupo pois, apesar de lançar sempre álbuns de excelente qualidade, a banda nunca teve um grande reconhecimento do púbico. Tanto que, infelizmente, em 2016, resolveu encerrar as atividades. Mas isso não é o motivo deste texto. E sim, o primeiro álbum lançado pelo grupo. Falo de “Dr. Sin”, que chegou ao mercado em 1993.

Formado pelos irmãos Andria Busic (baixo e vocal) e Ivan Busic (bateria) e pelo excepcional guitarrista Edu Ardanuy, o grupo se mandou para os Estados Unidos e gravou este primeiro trabalho no famoso Carriage House. Produzido por Stephan Galfas, o álbum foi lançado pela Warner internacional. Ou seja, o grupo, apesar de “novo”, já tinha uma chancela de excelente nível. Tendo 12 faixas, “Dr. Sin”, mostrava uma banda que tinha sua influência maior no hard rock, mas trazia consigo algo de heavy e também uma sonoridade próxima ao que as melhores bandas dos anos 70 faziam.

O disco abre com uma das melhores faixas da carreira da banda: “Emotional Catastrophe” (que chegou a fazer parte de uma novela brasileira) e que mostra toda a técnica dos músicos. Pesada, mas com uma levada Hard, a composição traz ainda backing vocals muito bem encaixados (uma das características do grupo ao longo dos anos). Assim como “Dirty Woman”, onde os irmãos Busic mostram ótimo entrosamento e deixam Ardanuy muito á vontade para despejar riffs cheios de felling. Seguindo uma linha mais pesada temos “Stone Cold Dead”, o que não acontece com “Howlin in the Shadows”, que possui uma pegada mais voltada ao Hard Rock. Na sequencia temos um dos melhores refrãos que o grupo já criou: “The Fire Burns Cold”, que tem nas guitarras de Ardanuy, outro destaque. Se  você ainda não teve a oportunidade ouvir, escute com atenção e você entenderá o que quero dizer!

A bela “You Stole My Heart” ganhou um vídeo á época e se mostra uma balada muito bem estruturada. Já a faixa que dá nome à banda traz o Hard Rock de volta, com um belo trabalho de Ivan, que senta a mão sem piedade na bateria. Edu Ardanuy, novamente, capricha em solos técnicos. O mesmo ocorre em “Valley of Shadows”. Na sequência, temos o cover bem pessoal do grupo para a clássica “Have You Ever Seen The Rain” do Creedence Cearwater Revival, que rendeu bons frutos à banda, uma vez que muitos acabaram por conhecê-la através dessa versão. Andria é o destaque em “Lonely World”, pois o baixo mostra sua força e categori de forma bem contundente nesta faixa. “Through My Window” é outra bela balada. E o encerramento vem com a enérgica “Scream and Shout”, fechando de forma grandiosa este belo trabalho de estréia do trio.

“Dr. Sin” serviu de cartão de visitas e abriu várias portas ao grupo. Através dele, a banda participou de vários festivais que ocorriam naquele período (Hollywood Rock M2000 Summer Concerts, Monsters of Rock) e pôde mostrar ao mundo que o grupo tinha muito à oferecer. O que acabou se comprovando. Mas isso é conversa para os próximos dias…

 

Formação:

Andria Busic (baixo e vocal)

Edu Ardanuy (guitarra)

Ivan Busic (bateria/backing vocal)

 

Tracklist:

01 – Emotional Catastrophe

02- Dirty Woman

03 – Stone Cold Dead

04 – Howlin’ in the Shadows

05 – The Fire Burns Cold

06 – You Stole My Heart

07 – Dr. Sin

08 – Valley of Dreams

09 – Have You Ever Seen The Rain? (Creedence Clearwater Revival cover)

10 – Lonely World

11 – Through My Window

12 – Scream and Shout

Encontre sua banda favorita