Roadie Metal Cronologia: Dorsal Atlântica – Dividir e conquistar (1988)

O Segundo trabalho da Dorsal Atlântica veio com mais maturidade e consistência, não que o primeiro não tenha ambos, mas este mostrou um nova “roupagem” no que fora iniciado. Dividir e Conquistar surgiu em 1988, que logo de cara parece que não ouve uma aceitação positiva, mas com o passar dos anos mostrou-se um álbum íntegro e digno de se tornar um dos clássicos do Metal Nacional.

O Thrash Metal que a banda impôs neste disco, já mostra uma grande maturidade com relação ao anterior (álbum clássico e respeitado da banda). Aqui se mostra um belo trabalho em letras e também na parte instrumental com peso, agressividade e um som bem cru, sem esbanjar de técnica mas tudo feito na raça. O bom trabalho dos baixo e riffs são destaques primordiais, além de todas as letras serem em português, algo que sempre marcou a trajetória da Dorsal.

Assim como as faixas, o disco é curto, bem direto. Iniciando com a curta e agressiva “Tortura”, já mostram uma diferença sim com relação ao álbum anterior, há quem não concorde com isso, mas a banda sempre procurou amadurecer e evoluir. “Vitória” é uma faixa mais trabalhada, com riffs mais técnicos e um solo curto e interessante, a letra é interessante e se encaixou bem com a proposta da melodia.

 Uma faixa interessante e com uma pegada diferente, “Violência Real” mostra-se em uma pegada mais Heavy Metal de início e mais densa que as outras, merece uma atenção especial. “Metal Desunido” tem um bom destaque para as linhas de baixo, dando muito peso a cozinha que é aplicada com mais técnica e “Lucrecia Borgia” leva a mesma pegada.

Finalizando o disco com “Morador das Ruas” e “Preso ao Passado”, com letras que se baseiam como forma de protesto, a Dorsal procurou, desde o início mostrar sua identidade, seu próprio estilo de maneira honrosa e honesta, sempre respeitando aquilo que deram vida. Se ainda não deu atenção a este petardo, está na hora.

Músicas:

  1. Tortura
  2. Vitória
  3. Violência É Real
  4. Metal Desunido
  5. Lucrécia Borgia
  6. Morador Das Ruas
  7. Velhice
  8. Preso Ao Passado

 

Banda:

  • Carlos “Vândalo” – guitarra, vocal
  • Cláudio “Cro-Magnon” – baixo
  • Hardcore – bateria

 

Encontre sua banda favorita