Roadie Metal Cronologia: Die Apokalyptischen Reiter – Licht (2008)

O Die Apokalyptischen Reiter é certamente daquelas bandas que mereciam receber mais reconhecimento, ao menos no Brasil. Com uma base de fãs construída em mais de 25 anos de carreira, e em vias de lançar seu 11º álbum de estúdio – programado para 2 de julho -, o quinteto alemão nunca teve medo de ousar, e procurar sair do lugar-comum no que diz respeito a sua música. Do início calcado no Death/Thrash com elementos de Folk, para uma sonoridade mais palatável e melódica, a banda sempre entregou aos fãs música de qualidade, sendo que efetivamente nunca lançou um álbum menos do que bom.

“Licht” é o seu 7º álbum de estúdio, e teve a espinhosa tarefa de suceder um dos clássicos da banda, o excelente “Riders on the Storm”. De cara, chama a atenção o fato desse ser o primeiro álbum da banda 100% cantado em alemão, finalizando a migração do inglês dos primeiros trabalhos para a sua língua pátria. Se em Riders ainda tínhamos alguns pequenos trechos cantados em inglês, aqui eles inexistem. Aliás, vale dizer que o idioma alemão se encaixa com perfeição no Heavy Metal, dada a agressividade que ela transmite para a música.

A energia que sempre marcou os trabalhos da banda se faz presente durante toda a audição, e é impossível você não sair batendo cabeça pela sala durante a audição do trabalho. A mescla que a banda faz de Heavy Tradicional, Power Metal, Death Metal Melódico e Folk Metal, cativa com muita facilidade, e muito disso se dá devido aos ótimos riffs e melodias vocais, além dos refrões grudentos. Aliás, esses vão fazer você cantar alemão mesmo sem entender absolutamente nada do idioma. Só isso já faz com que o prezado leitor tenha uma ideia de como a música aqui é boa.

Por falar em música, por mais que isso possa soar clichê, é quase impossível apontar destaques, já que se “Licht” se trata de um trabalho muito uniforme, no melhor sentido da coisa. Talvez as baladas presentes no álbum estejam um pouco abaixo das demais, mas não por serem canções ruins, mas por estarem um pouco abaixo em matéria de energia. Ainda sim, arrisco apontar como destaque as músicas “Es Wird Schlimmer”, “Auf Die Liebe” e “Der Weg”, pelos ótimos refrões, “Adrenalin”, que chega a remeter levemente ao Rammstein, e “Heut’ Ist Der Tag”, com algumas melódicas de guitarra que me remeteram de imediato ao In Flames dos áureos tempos.

“Licht” foi sem dúvida um álbum que manteve o alto nível de qualidade da discografia do Die Apokalyptischen Reiter, e se você por algum motivo ainda não conhecer a banda, está aqui um trabalho ideal para começar.

Encontre sua banda favorita