The Book of Taliesyn é uma mistura de rock progressivo, rock psicodélico e hard rock onde encontramos uma banda mais madura e com maior controle na hora de se expressar musicalmente. Aqui as composições são mais longas e mais complexas do que em seu álbum de estréia.


A influência da música clássica nos teclados do saudoso Jon Lord é sentida fortemente em todas as faixas, mas nesse álbum ele não foi o principal responsável pela composição e arranjos. Aliás, o interesse de Lord em misturar rock e música clássica culminaria no final de 1969 com sua suíte Concerto Para Grupo E Orquestra, mesmo já definindo o Deep Purple como uma banda de rock sinfônico em uma entrevista de 1968. Vamos às faixas: “Anthem” é talvez a aventura mais profunda da banda na música clássica em um álbum de estúdio, com seu interlúdio de estilo barroco que remanesce de uma fuga de Bach escrita por Lord e realizada com Mellotron e quarteto de cordas. Uma abordagem semelhante pode ser encontrada no álbum de estréia do King Crimson, lançado um ano depois. A  instrumental “Exposition”, e logo em seguida por “River Deep, Mountain High”, que é introduzida pelas notas de “Also Sprach Zarathustra”, escrito em 1896 por Richard Strauss e muito popular após a sua inclusão no filme 2001: A Space Odyssey de Stanley Kubrick, exibida anteriormente em 1968.

https://www.youtube.com/watch?v=vsCq0BfcoXg

“Wring That Neck” e “Kentucky Woman” mostram mais traços da musica mais pesada que a banda abraçaria em seus álbuns dos anos 70 com a linha Mk.II. O trabalho de guitarra de Blackmore é soberbo, no entanto, em uma entrevista recente, o guitarrista definiu o álbum como “coxo” e lembrou que ele ainda não tinha achado seu próprio estilo de tocar guitarra no momento da gravação.

Deep Purple no Dorchester Hotel, Londres; (E para D) Ron Evans, Jon Lord, Ritchie Blackmore, Nicky Simper e Ian Paice. (Photo by John Minihan/Getty Images)

As letras escritas pelo vocalista, Rod Evans, são muito funcionais para a música do Deep Purple e ele tomou inspiração para a faixa “Listen, Learn, Read On” de um manuscrito galês do século XIV, Book Of Taliesin, uma coleção de poemas atribuídos ao poeta Taliesyn, do século 6. O título e a capa do álbum também foram inspirados pelo manuscrito. Em vez disso, a psicodelia e seus rituais desempenharam um papel importante nas letras da faixa “Shield”.
https://www.youtube.com/watch?v=vsCq0BfcoXg

Formação:

Rod Evans – vocal

Ritchie Blackmore – guitarra

Jon Lord – orgão

Nick Simper – baixo

Ian Paice – bateria

Faixas:

Listen, Learn, Read On

Wring That Neck

Kentucky Woman

Exposition (instrumental)

We Can Work It Out Shield

Anthem

River Deep, Mountain High

Encontre sua banda favorita