SER FÃ É TUDO DE BOM

Roadie Metal Cronologia: Deep Purple – Purpendicular (1996)

Do final dos anos 80 até quase metade dos anos 90 foram complicados para o Deep Purple, a crise de egos de seus integrantes, principalmente Ian Gillan e Ritchie Blackmore, chegou ao ápice, o que acabou resultando na saída de Blackmore, uma vez que Gillan se juntou a banda novamente depois de alguns anos afastado.

Para suprir a saída do criador do riff de “Smoke On The Water”, a banda chegou a testar Joe Satriani para o posto, porém quem ficou com ele foi Steve Morse (ex-Dixie Dregs e Kansas). Claro que a desconfiança dos fãs era enorme, mas com a chegada do álbum “Purpendicular”, décimo quinto álbum da banda, lançado em 1996, tudo isso foi superado.

Morse ajudou a resgatar a essência da banda, com um performance memorável no álbum. A banda fez o que sabe fazer de melhor, com aquele Hard Rock clássico e característico dos caras.

O riff de “Vavoom: Ted the Mechanic” já deixa bem claro que a escolha para o posto de guitarrista foi a correta. As faixas do álbum, em geral, são daquele tipo tradicional do Deep Purple, Hard Rock, mas com uma base mais concentrada nas guitarras e pequenas partes no teclado.

Temos coisas mais experimentais como “The Aviator”, outras mais Rock N’ Roll como “Hey Cisco” e “Somebody Stole My Guitar”, porém, o grande clássico desse álbum é “Sometimes I Feel Like Screaming”, e isso é quase unanimidade entre os fãs e a crítica. Destaque também para a faixa de encerramento, “The Purpendicular Waltz”, que conta com uma gaita de boca sensacional tocada por Gillan.

O mais importante de “Purpendicular”, é que o Purple mostrou uma volta por cima impressionante, lançando um de seus melhores discos, sem dúvidas o melhor sem Blackmore. A auto-estima da banda ficou renovada, e daí pra frente somente discos ótimos foram chegando. Ouça no volume máximo, pois música boa é oque não falta aqui.

Formação:
Ian Gillan (vocal e gaita de boca);
Ian Paice (bateria);
Jon Lord (órgão e teclados);
Roger Glover (baixo);
Steve Morse (guitarra).

Faixas:
01. Vavoom: Ted the Mechanic
02. Loosen My Strings
03. Soon Forgotten
04. Sometimes I Feel Like Screaming
05. Cascades: I’m Not Your Lover
06. The Aviator
07. Rosa’s Cantina
08. A Castle Full of Rascals
09. A Touch Away
10. Hey Cisco
11. Somebody Stole My Guitar
12. The Purpendicular Waltz

Compartilhe:

Sobre: Marcos Gonçalves

Marcos Gonçalves

Marcos Gonçalves, 25 anos, fã de Metal e suas vertentes. Apaixonado e conhecedor de Metallica, porém acha o Pantera a melhor banda que já existiu. Heavy Metal é seu estilo favorito, mas tem a mente aberta para todas as vertentes. Atualmente trabalha na loja Beco do Disco em Taubaté, SP. A paixão pela música só aumenta e é gratificante poder passar conhecimento à todos.

Você talvez também goste...

Comentários

Vote para Melhores do Ano Nacional Roadie Metal 2017

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!