SER FÃ É TUDO DE BOM

Roadie Metal Cronologia: Deep Purple – Abandon (1998)

Em 2 de junho de 1998, enfim o mundo conhecia o 16º trabalho de estúdio do Deep Purple. Gravado na Flórida, no Greg Rike Studios, tendo Roger Glover como produtor, “Abandon” chegou trazendo a tradição do Deep Purple em realizar aquele bom e velho Hard Rock característico da banda, sem claro, comparar com clássicos absolutos do passado.

O título é um trocadilho elaborado por Ian Gillan (a band on). Depois de muito drama e a partida do guitarrista original Ritchie Blackmore, o Deep Purple conseguiu entregar um álbum bem sucedido em 1996 (Purpendicular) com seu novo guitarrista Steve Morse. Se o seu seguimento é um bom álbum é difícil dizer. “Abandon” é um tipo de um registro de transição, ainda com boas doses de elementos de Hard Rock, mas também com o descontraído Blues Rock dando as caras. Isso faz com que “Abandon” seja um bom trabalho, mas muito longe de memorável.

A banda mostra estar em forma. A bateria de Ian Paice soa muito clara e poderosa, o Hammond de Jon Lord também soa muito claro, o baixo de Roger Glove soa muito sólido e som da guitarra de Steve Morse é muito legal e seus solos me impressionam. É Ian Gillan no entanto, que às vezes é a culpa de uma música para falhar. Desde a reunião do Deep Purple em 1984 sua voz nunca mais foi a mesma, mas mesmo assim, Gillan é um show a parte.

Aqui há duas curiosidades. A faixa “Don’t Make Me Happy” foi acidentalmente gravada em mono. Até cogitou-se regravá-la em estereo, mas como seria necessário mexer em todo o trabalho, a banda decidiu deixá-la assim mesmo. Outro detalhe curioso é a regravação de “Bloodsucker”, que ganhou um novo título (Bludsucker).

No fim das contas, “Abandon” conseguiu manter acesa a chama “Purpleniana”. O único cuidado ao ouvi-lo é fugir das comparações. Apenas coloque-o no player, e ouça o sem compromisso. Garanto que seguindo essas recomendações, a diversão estará garantida.

Formação:
Ian Gillan (vocais)
Steve Morse (guitarras)
John Lord (teclados)
Roger Glover (baixo)
Ian Paice (bateria)

Track List:
01. Any Fule Kno That
02. Almost Human
03. Don’t Make Me Happy
04. Seventh Heaven
05. Watching The Sky
06. Fingers To The Bone
07. Jack Ruby
08. She Was
09. Whatsername
10. “69”
11. Evil Louie
12. Bludsucker

Compartilhe:

Tags

Sobre: Alexandre Temoteo

Alexandre Temoteo

Fã de Heavy Metal desde a segunda metade dos 80's, tem como bandas favoritas o Iron Maiden e o Judas Priest. Divide seu tempo entre trabalho, família e colaborando com matérias e resenhas para diversos canais, como o Blitz Metal e o Iron Maiden Brasil Notícias

Você talvez também goste...

Comentários

Vote para Melhores do Ano Nacional Roadie Metal 2017

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!