O Dark Tranquility figura entre os principais nomes da cena death metal melódico sueca, conhecida como som ou cena de Gotemburgo, ao lado de nomes como In Flames e At the Gates. Em seu primeiro lançamento, Skydancer, praticavam um death metal puro, mas ao longo dos anos foi se transformando, incorporando novo elementos que os fizeram grandes em seu estilo.

Em We Are the Void, a banda, mostra vários sinais de declínio na fórmula que foi utilizada em Damage Done. O álbum é repleto de paisagens tecno e estéreis que contrastam com as belas e cativantes melodias das guitarras, os momentos em que os guitarristas Niklas Sundin e Martin Henriksson se destacam. Nas duas primeiras faixas, principalmente “Dream Oblivion”, encontramos elementos industriais, que tentam soar obscuras. As coisas começam a melhorar em “The Fatalist”, que possui um começo com teclados e surpreende por esses teclado darem lugar ao peso característico da banda.

A característica da banda de alinhar agressividade e melodia, continua presente em faixas como “In My Absence”, “At The Point Of Ignition”, “Her Silent Language”, que possui passagens de vocal limpo e agressivos e “Iridium”, quase doom, a faixa possui peso e cadencia.

We Are The Void é no fundo previsível. Não acrescenta muito a discografia da banda e nos deixa com um sentimento de deja vu. Para os fãs, o álbum tem diferentes bônus nas edições japonesa, digital e na edição limitada, que traz também um DVD, com cenas da banda durante o processo de gravação, o vídeo clipe de  “Shadow in our Blood”, o trailer do DVD ao vivo “Where Death is Most Alive”, e dois vídeos ao vivo gravados em Milão, para as faixas “Therein” e “Final Resistance”.

Faixas
1. Shadow in Our Blood
2. Dream Oblivion
3. The Fatalist
4. In My Absence
5. The Grandest Accusation
6. At the Point of Ignition
7. Her Silent Language
8. Arkhangelsk
9. I Am the Void
10. Surface the Infinite
11. Iridium

Formação
Mikael Stanne (Vocal)
Niklas Sundin (Guitarras)
Martin Henriksson (Guitarras)
Daniel Antonsson (Baixo, Guitarras (faixas 1, 6)
Martin Brändström (Teclados e sintetizadores)
Anders Jivarp (Bateria)

Encontre sua banda favorita