Roadie Metal Cronologia: Busic- Busic (2016)

Lançado pela Unimar Music, e mixado nos estúdios dos Irmãos Busic, a obra Já incia com riffs bem “a la Dr. Sin, o que não é de forma alguma algo ruim. O ponto mais marcante da faixa número um, que recebe o nome de Ação e Reação é a precisa e muito bem afinada divisão de vozes, além dos solos de baixo e guitarra (03:06 até 03:37).

    Se sobrou técnica e bom gosto na faixa anterior, as sobras disso foram bem aproveitadas demais na intro da segunda música chamada Fúria Cega, onde o baterista Ivan Busic deixa bem claro que sabe como marcar uma canção. São raros os CDs que conseguem prender o ouvinte logo de cara.

    Ao ouvir a terceira, que se chama Só o tempo Vai Dizer, fica quase impossível não lembrar o estilo de divisão vocal do Roupa Nova, com uma pitada mais hard, mas está lá. Aliás, no tocante ao vocal, Andria Busic está em plena forma, com graves, médios (sim, não é só os agudos que contam viu?) e agudos (prontoooo!) muito bem colocados.

    Escrava do medo, inicia com pegada forte e riffs sob medida para conduzir a letra, que diga-se de passagem está muito bem escrita. É poesia melódica e lírica pra agradar aos ouvidos mais exigentes.

A faixa seguinte que chama-se Eu Acredito em Você, não deixa a qualidade sonora cair, embora a letra não seja tão impactante quanto a antecessora. É uma daquelas letras não tão belas que são salvas pelo instrumental.

    Agora se você, assim como eu tinha curiosidade em saber como soaria o White Buffalo caso fosse brasileiro, a número sete, chamada Na Estrada está aqui pra responder a esses questionamentos. Um Country Rock muito bem construído por quem deixa bem claro que tem autoridade no assunto. E vamos levar a vida antes dela nos levar!

    Canção para Julie além de emocionante, é uma verdadeira aula de canto. Algo raro e único jaz no timbre de Andria. É incrível como o instrumental serve à poesia cantada tão magistralmente. Coisa que só músicos hábeis e experientes conseguem.

    E ao iniciar a audição de Cilada, começa a surgir a certeza de que o CD já poderia parar por aqui que tava de ótimo tamanho. Com letra divertida, e uma introdução marcante, a faixa número oito é uma pedrada das boas, com a presença notável da guitarra virtuosa de Hard Alexandre mais uma vez.

    Um verdadeiro show de Feeling e musicalidade aliados a uma capacidade poética sensivelmente espetacular! É o que posso dizer pra definir a música chamada SOS Amanhã! O que causa um misto de alegria e tristeza. Alegria por ver que temos bandas tão maravilhosas no nosso país, e tristeza por saber que as mesmas são atropeladas por Passinhos do Romano, Pisiricos e Safadões  da vida por aí!

    Perigo, já chega mostrando a que veio. E mais uma vez com vocais assustadoramente perfeitos! Além da qualidade na fórmula de composição e na mixagem. Algo a se ressaltar até aqui, é a excelente escolha dos timbres de guitarra e baixo, que soam sob medida para a proposta do álbum.

    Ao ouvir Por Trás da Glória, eu me vi, me senti e me emocionei. E se você não se emocionar também, é porque não tem coração. Não porque eu seja um Rock Star, mas porque me pergunto sempre até onde se pode ir e o que se fazer caso se chegue lá!

    Após a audição dessa perola, deleite-se ao som de Máquina do Tempo. Uma balada linda bem hard, com todos os clichês que fazem uma bela canção do estilo. Gaita, bateria mansa e voz rasgada, seguida de uma guitarra bem timbrada com drive sob medida e baixo conduzindo o balanço para o equilíbrio necessário.

   Mas como nem só de baladas vive o homem, na faixa seguinte já temos de volta a boa e velha pancadaria! O bom e Velho Rock, com direito a referências de Rolling Stones e tudo mais!

    Junto ao Coração, me fez pensar e me perguntar por que diabos eu nunca tinha prestado atenção ao trabalho desses caras. Uma das coisas mais gratificantes de ser redator da R.M, é o fato de estar sempre conhecendo e apreciando mais detalhadamente os trabalhos das bandas. O que é imensamente prazeroso.

Busic!!!!

Encerrando a gostosa audição desta jóia rara (que vou já já ouvir de novo), temos a faixa Nossa Terra, uma verdadeira declaração de amor ao país, que mesmo sendo esfaqueado todos os dias por uma corja de biltres, não deixa de ser belo, forte, impávido e colosso.

TRACK LIST:
01. Ação e Reação
02. Fúria Cega
03. Só o Tempo Vai Dizer
04. Escrava do Medo
05. Eu Acredito em Você
06. Na Estrada
07. Canção pra Julie
08. Cilada
09. SOS Amanhã
10. Perigo
11. Por Trás da Glória
12. Máquina do Tempo
13. O Bom e Velho
14. Junto ao Coração
15. Nossa Terra

Formação:
Andria Busic (voz, baixo)
Ivan Busic (bateria, voz, percussão e gaita)
Hard Alexandre (guitarra e backings)
Zeca Salgueiro (guitarra base, violão e backings)

 

Encontre sua banda favorita