Escrever ou falar de Burzum nunca é fácil, ainda mais quando se trata de uma das bandas ou one-man band de Black Metal que mais influenciaram ao longo dos anos.
Hvim Lyset Tar Oss, foi lançado pela Misanthropy Records e em abril, e esse é um lançamento bem importante na discografia da banda, pra muitos até o melhor álbum, ou um dos melhores já feito.
Sendo apenas o terceiro álbum lançado , mas você já nota um notória evolução na sonoridade, algo mais maduro que o Varg procurava ele consegue nesse álbum, apesar de ter apenas 4 músicas, são quase 50 minutos de duração, e foi algo bem feito, bem consolidado na sua ideia sonora.
Varg já começa a implementar os elementos como o teclado, fazendo toda aquela ambientação e o que diminui a brutalidade do tradicional Black Metal, o que podemos dizer que foi o criador do Black Metal/Ambient ou Ambient Black Metal
O que torna tudo mais interessante, é a mescla dos elementos, no caso o Ambient e o Black Metal, em certas partes você vai escutar o as ambientações bem altas, dando aquele ar soturno e denso, e as vezes o tradicionalismo do Black Metal, e quem sabe as duas coisas ao mesmo tempo.
O certo é que esse álbum é uma escola pra quem quer aprender a fazer Black Metal (no caso se músicos e bandas), e também é uma ótima audição pra quem quer conhecer o que esse Black Metal, não tão natural, mas também não tão diferente do tradicional.
Uma ressalva , os vocais em Burzum são bem diferentes do tradicional também, é tudo mais urrado e bruto, e cantado em norueguês , o que dificulta um pouco mais pra compreender, da até pra dizer que foi o pontapé inicial para o Raw Black Metal, mas isso é conteúdo para outra matéria.
Espero que curtam esse álbum e se aprofundem nessa insana e mística história do Ambient Black Metal
Tracklist:
01. Det som en gang var
02. Hvis lyset tar oss
03. Inn i slottet fra droemmen
04. Tomhet
Formação:
– Varg Vikernes (todos os instrumentos/vocal)