Em 2008 a carreira de Blaze Bayley viveu um turbilhão de sentimentos distintos, após lançar o excelente “The Man Who Would Not Die”, que o recolocou no radar de grandes músicos e obras lançadas naquele ano, o músico sofreu uma perca que o devastou por longos anos. Sua esposa e empresária, Debbie, veio a óbito após sofrer um derrame cerebral e fazendo com que Blaze se afastasse da música por indeterminado tempo.
Para alegria daqueles que apreciam seus trabalhos, Blaze Bayley, retornou em 2012 com o álbum “The King of Metal, e sobre esse trabalho, iremos expressar nossa opinião e relevância que o mesmo possui na carreira do artista.
Com um título um pouco precipitado, afinal KING of Metal, é um jargão que muito poucos poderiam usar, e com certeza, Blaze não é um desses que ostentaria esse posto em minha opinião. Falando sobre o álbum, é nítido que o mesmo possui muita alma e soa emotivo em várias faixas, Blaze compôs grande maioria das músicas, após perder sua esposa, mas esse fato que poderia ser favorável ao músico, acabou se mostrando um perigoso aliado.
As músicas em seu contexto geral são fracas e mal produzidas, é nítido que a bateria está muito mal equalizada, soando abafada em todas as músicas, onde a caixa se encontra muito mais alta que os pedais. As guitarras não possuem o brilho que merecem e os vocais de Blaze em muitas vezes, perdem potência na produção.
O disco possui bons momentos como a música de abertura “The King of Metal”, “The Rainbow Fades to Black”, “Fighter” e “Difficult”, que mesmo com suas péssimas equalizações, devem render bem ao vivo. De resto, o disco e maçante, cansativo e as baladas “Fate” e “Beginning” consegue trazer ânsia de acabar logo com essa audição arrastada e extremamente chata.
Mesmo possuindo inúmeros fãs pelo mundo, Blaze Bayley, que ficou conhecido mundialmente, após ingressar no Iron Maiden, é um bom vocalista, mas não mais que isso. Apesar de possuir excelentes trabalhos, não foi dessa vez que ele será considerado “O Rei do Metal”.
Tracks:
01 – The King of Metal
02 – Dimebag
03 – The Black Country
04 – The Rainbow Fades to Black
05 – Fate
06 – One More Step
07 – Fighter
08 – Judge Me
09 – Difficult
10 – Beginning