Falar sobre o Black Sabbath é fácil e ao mesmo tempo difícil: fácil porque é uma banda ótima, talvez a melhor de todos os tempos; porém, difícil por tanta gente já ter falado sobre a banda e seus discos – além das muitas comparações entre as fases Ozzy e Dio, e até alguma minoria que prefere a fase Tony Martin.
No entanto, é inegável que a banda em todas as fases influenciou praticamente todas as bandas de Heavy Metal que vieram depois, como Metallica, Sepultura, Pantera e por aí vai.
Talvez o álbum mais forte em termos de popularidade seja o clássico “Paranoid” (1970), que facilmente faz parte de várias discografias dos colecionadores de música em geral, tanto em vinil como em CD, já que várias versões de luxo e remasterizadas foram lançadas no decorrer dos 46 anos de existência do disco.
Tudo começa com a ótima e clássica “War Pigs”, que curiosamente passa o sentimento de se estar em uma guerra, exatamente o que a letra fala. O clássico riff é até hoje um dos primeiros a serem aprendidos por iniciantes da guitarra, por conta também da música ter se tornado bastante popular. O baixo está em perfeita sincronia com a bateria durante toda a música. Até hoje é difícil ouvir uma música em que os instrumentos se encaixam tão bem como nessa faixa.
CURIOSIDADE: Inicialmente, o nome do disco seria “War Pigs”, porém foi censurado pela gravadora pela referência direta à guerra.
Logo em seguida temos outro clássico, a música título “Paranoid”, onde o riff também é muito popular e facilmente reconhecido. Apesar de ser uma música bem simples, composta em poucos minutos pela banda na época, é de uma ótima qualidade e praticamente todos acabam gostando.
Dando uma quebrada no ritmo, temos “Planet Caravan”, uma música bem calma, com Ozzy cantando com uma camada de efeitos sonoros em sua voz, acompanhado por uma percussão simples e um violão, bem abafado pelos efeitos por sinal. É uma canção psicodélica perfeita para se acalmar e se perder no momento, conta com um solo feito com perfeição e muito feeling pelo Mestre Iommi.
“Iron Man” é outra música muito popular. Sim, é clichê, mas é a mais pura verdade! Iommi é o cara que tem os riffs mais conhecidos do mundo, e essa época sem dúvidas era o auge do guitarrista. Facilmente a música gruda na cabeça, sejam os riffs, o solo ou a própria letra, praticamente tudo te faz amar essa música.
“Electric Funeral” é onde Iommi e Butler abusam do “wah-wah” dos pedais. É uma faixa arrastada, pegajosa, lenta e assustadora, onde a letra fala sobre os horrores da radiação atômica. Mostra um Black Sabbath mais semelhante ao que é apresentado no primeiro disco, em minha opinião. Destaque para os vocais de Ozzy, literalmente arrepiam.
O baixo introduz a sofisticada “Hand Of Doom”, que fala sobre Guerra do Vietnã. Aqui a banda alterna em momentos de destaque para cada instrumento, sem desmerecer nenhum. Uma canção perfeita que não é tão popular como as outras anteriores.
Aqui na penúltima faixa temos uma instrumental curta, “Rat Salad”, que tem uma ótima performance de Bill Ward nas baquetas. Os vocais não fazem tanta falta na faixa, mas tinha potencial para se tornar uma faixa maior por conta de seus riffs e estrutura.
Pra fechar, temos “Fairies Wear Boots”, com uma letra muito bem humorada, que conta a história de uma confusão envolvendo a banda com alguns skinheads. É uma canção excepcional, mas que também não chegou à mesma popularidade das outras citadas. Porém, é uma das minhas favoritas da discografia da banda.
Em geral, “Paranoid” consegue transmitir muita técnica, muito feeling e muito peso. Eu o classifico como um Jazz muito pesado, com a guitarra distorcida tomando as rédeas junto a um casamento perfeito entre o baixo e bateria, além dos vocais impecáveis do jovem Ozzy Osbourne.
Esse é o álbum que me fez entender o que era o Heavy Metal e amar demais o estilo, e garanto que será por toda a eternidade o mais perfeito para introduzir um novo ouvinte ao mundo da música pesada.
Formação:
Ozzy Osbourne (vocal);
Tony Iommi (guitarra);
Geezer Butler (baixo);
Bill Ward (bateria/percussão).
Faixas:
01 – War Pigs
02 – Paranoid
03 – Planet Caravan
04 – Iron Man
05 – Electric Funeral
06 – Hand Of Doom
07 – Rat Salad
08 – Fairies Wear Boots