O sexto álbum do Behemoth chegou em 2002, com a banda passando por uma transição em suas composições que buscavam polir o som. Ainda bastante técnico e pesado, “Zos Kia Cultus (Here And Beyond)” foi um grande passo para o que a banda se tornaria hoje, com uma música mais acessível, com a musicalidade contando com elementos Folk, Death Metal e Heavy Metal, sendo somente a parte lírica dedicada ao Black Metal.

Uma curiosidade sobre o título, é que o nome “Zos Kia Cultus“, refere-se a magia cerimonial criada e praticada pelo ocultista inglês Austin Osman Spare. Um tipo de culto onde as pessoas entravam em transe, com o objetivo de obter a compreensão da natureza pessoal/interna e sua relação com o coletivo/externo.

Behemoth (banda) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Quanto as músicas do álbum, na parte vocal, Nergal mostrava um vocal ainda potente, agressivo e cheio de energia, mais puxado para o Death Metal, fugindo daquele gutural agudo do Black Metal dos primeiros trabalhos da banda. “Horns ov Baphomet“, “Here and Beyond (Titanic Turn ov Time)“, “As Above So Below” e “”Blackest ov the Black” são as faixas da primeira metade que têm um grande poder em seu som, que faz perceber a tentativa de polimento da parte instrumental, mesmo soando pesadas.

Após a transição “The Harlot Ov The Saints“, a faixa “No Sympathy For Fools” vem com os dois pés no peito, com ótimos riffs e um trabalho perfeito de Inferno na bateria, cheio de velocidade nos pedais e blast beats de cair o queixo.

Obscura, a faixa-título apresenta um riff sombrio, com alguns momentos mais cadenciados, com solos de guitarra incríveis de Havoc. Uma faixa épica que merce ser a que dá título ao álbum.

Typhonian Soul Zodiack” nos encaminha para o final do álbum com agressividade e mais riffs bem trabalhados, fugindo da bagunça que costuma ter alguns riffs de Black Metal. E fechando, nos é apresentada e ótima “Heru Ra Ha: Let There Be Might“, com todos os membros se destacando, Nergal vocalmente e na guitarra, segurando a base e solando com maestria, Inferno mais uma vez com viradas impossíveis, Havoc com solos incríveis. Um fim de álbum direto e seco.

Com o passar dos anos o Behemoth foi apenas melhorando e a busca do equilíbrio em sua música — que chegou principalmente em “Evangelion” (2009) e se estende até agora com “The Satanist” (2014) e “I Loved You At Your Darkest” (2018) — teve muita ênfase em “Kos Zos Cultus (Here And Beyond)“, que apresentou composições mais diretas, com uma roupagem mais limpa, sem perder a essência do que é a banda.

Não é nem de perto o melhor trabalho da banda, mas foi muito importante para essa transição, principalmente por ser o último trabalho de Havoc nas guitarras e do artista convidado Novy no baixo, com Orion e Seth os substituindo respectivamente, formando assim o lineup mais consistente do Behemoth que dura até hoje.

Zos Kia Cultus (Here and Beyond) – Behemoth
Data de lançamento: 22/10/2002
Gravadora: Avantgarde Music

Tracklist:
01. Horns Ov Baphomet
02. Modern Ïconoclasts
03. Here And Beyond (Tïtanic Turn Ov Tïme)
04. As Above So Below
05. Blackest Ov The Black
06. Hekau 718
07. The Harlot Ov The Saïnts
08. No Symphaty For Fools
09. Zos Kïa Cvltvs
10. Fornïcatus Benefïctus
11. Typhonïan Soul Zodïack
12. Heru Ra Ha: Let There Be Mïght

Formação:
Nergal
– Vocal, Guitarra
Inferno – Bateria
Havoc – Guitarra
Novy – Contrabaixo (artista convidado)
JerzyU.ReckGłód – sintetizador (artista convidado)
Raven Moonshae, Piotr TrozkyWeltrowski – efeitos sonoros (artistas convidados)

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