Roadie Metal Cronologia: Behemoth – Pandemonic Incantations (1998)

Quem ouve o Behemoth sabe muito bem o que irá encontrar antes mesmo de apertar o play do seu reprodutor de áudio: Black Metal ríspido, potente, melódico por vezes, e repleto de arranjos experimentais cheios de sintetizadores. É verdade que a banda começou sua transição ao Death Metal a partir deste trabalho com mais veemência, isso faz de “Pandemonic Incantations” um divisor de águas na discografia da banda liderada por Adam Michał Darski, mais conhecido como Nergal.

Se nos 2 trabalhos anteriores, a crueza e rispidez da produção deram o tom, aqui tudo ficou mais bem trabalhado, em especial os timbres dos instrumentos. Ainda há vários experimentos, algo que Nergal domina como poucos.

A brutalidade de “In Thy Pandemaeternum” escancara o desejo de Nergal de soar Death Metal e mesclar com melodia, o que nem sempre traz bons resultados. “Driven by the Fire – Winged Star” segue a mesma linha; puro Death Metal Old School.

Algumas faixas ainda têm aquela pancadaria desenfreada característica do Black Metal nórdico, que o Behemoth sempre abraçou. Faixas como “Satan’s Sword (I Have Become)” e “The Entrance to the Spheres of Mars” abraçam essa causa como querendo mostrar ao mundo, que os primórdios da banda não seriam completamente esquecidos. A melhor de todas atende por “The Past Is Like a Funeral” que mescla o lado agressivo com o épico e emocional, uma das melhores composições da banda.

A faixa de encerramento com letra narrada em polonês, transmite o ouvinte a uma viagem experimental com arranjos orquestrais, repleto de urros desesperados e ensudercedores. O ponto fraco do disco está aí! Apesar de grandioso e épico, poderia ser melhor.

Iniciantes em Behemoth deveriam conhecer esse trabalho de imediato, já que além de excelente, é dos mais subestimados trabalhos feitos por Nergal. Se não é o melhor, figura na parte de cima da tabela. Maltrate seus tímpanos, pescoço e vizinhos, e ouça alto, bem alto!

Behemoth – “Pandemonic Incantations”
Data de lançamento: 02 de março de 1998
Gravadora: Novum Vox Mortis

Tracklist
01 – Diableria (The Great Introduction)
02 – The Thousand Plagues I Witness
03 – Satan’s Sword (I Have Become)
04 – In Thy Pandemaeternum
05 – Driven by the Five-Winged Star
06 – The Past Is Like a Funeral
07 – The Entrance to the Spheres of Mars
08 – With Spell of Inferno (bônus track)
09 – Chwała mordercom Wojciecha (997-1997 dziesięć wieków hańby)


Formação
Nergal – vocal, guitarras, letras
Mefisto – baixo
Piotr Weltrowski – teclados
Inferno – bateria, percussão

Behemoth – Pandemonic Incantations (na íntegra – link não oficial)

Encontre sua banda favorita