O ano era 2008. Depois das ótimas impressões deixadas nos dois “The Metal Opera” lançados em 2001 e 2002, havia a curiosidade dos fãs a cerca do que Tobias Sammet entregaria em “The Scarecrow”, terceiro álbum de seu bem sucedido projeto Avantasia. E sim, pelo menos de minha parte, tais impressões foram altamente positivas.
Lançado em janeiro daquele ano pela Nuclear Blast, tendo o próprio Tobias Sammet e o renomado Sascha Paeth na produção, a proposta já começava a chamar atenção pela ousadia. “The Scarecrow” seria a primeira parte de uma trilogia que teria suas partes seguintes com “The Wicked Symphony” e “Angel Of Babylon”. Liricamente a história do álbum gira em torno de um genial compositor do século 19. Rejeitado por seu grande amor, ele experimenta a ascensão e a queda de um artista, o doce sabor da fama e o amargo gosto da solidão, lentamente enlouquecendo e sentindo-se afastado de seus iguais, exatamente como o espantalho do título – e também da belíssima ilustração da capa.
Musicalmente a coisa ainda é mais interessante. Tobias conseguiu compor excelentes canções de acordo com o leque de convidados de peso que marcam presença. “Twisted Mind” nos brinda com um excelente Heavy Metal tradicional, que caiu como uma luva para Roy Khan. Na faixa título, temos um pequeno épico de pouco mais de 11 minutos, onde somente a presença de Jorn Lande e Michael Kiske já seriam suficientes para dar o brilho, mas ainda acrescento as belíssimas passagens instrumentais da faixa, lembrando muitas vezes a trilha sonora de um filme.
“Shelter From The Rain” é aquele típico metalzão melódico. Velocidade, melodia e um refrão grudentíssimo com o mestre Kiske. “Carry Me Over”, primeiro single lançado, é uma balada altamente radiofônica. E devido a isso, houveram críticas pesadas na época. Mas preconceitos deixados de lado, é uma música bem legal. “What Kind Of Love” é uma outra balada logo em seguida, arrastando para o lado sinfônico, contando com bela voz de Amanda Somerville. O peso e velocidade voltam em “Another Angel Down”, e aqui, créditos totais a Jorn Lande, que literalmente deixa Tobias na poeira.
“The Toy Master” traz nada mais nada menos que o mestre Alice Cooper no comando. E como não poderia deixar de ser, a faixa tem um clima bem arrastado, denso e sombrio. Sem dúvidas a cereja do bolo. “Devil In The Belfry” nos traz novamente um peso e velocidade sensacionais e outra aula de canto com Jorn Lande. “Cry Just A Little” é uma outra grata surpresa. Com a participação de Bob Catley, temos outra balada radiofônica belíssima. “I Don’t Believe In Your Love” é um ótimo Hard Rock bem ao estilo Van Halen, trazendo um dueto com Oliver Hartmann ea participação mais que especial de Rudolf Schenker. Detalhe para o refrão. Impossível não lembrar de “The Thin Line Between Love And Hate” do Iron Maiden. E para fechar, temos o Hard Rock de “Lost In Space”, que não é ruim. Mas pela qualidade do restante do álbum, é a faixa mais fraca do trabalho.
No fim das contas, “The Scarecrow” é o álbum que mostrou em definitivo que Tobias Sammet é um dos melhores compositores do Heavy Metal. Se o trabalho tem algo em comum com os dois primeiros lançamentos do projeto, definitivamente é esta veia “Pop” – claro, na melhor acepção da palavra, embora alguns fãs mais radicais a utilizem com um lado pejorativo e sem nem ao menos tentar entender a razão.
Formação Principal:
Tobias Sammet – Vocal e Baixo
Sascha Paeth – Guitarra
Eric Singer – Bateria
Participações Especiais:
Roy Khan (Kamelot) – Vocal
Jorn Lande (ex-Masterplan) – Vocal
Michael Kiske (ex-Helloween) – Vocal
Bob Catley (Magnum) – Vocal
Alice Cooper – Vocal
Amanda Somerville – Vocal
Oliver Hartmann (ex-At Vance) – Vocal
Henjo Richter (Gamma Ray) – Guitarra
Kai Hansen (Gamma Ray) – Guitarra
Rudolf Schenker (Scorpions) – Guitarra
Faixas:
01. Twisted Mind
02. The Scarecrow
03. Shelter From The Rain
04. Carry Me Over
05. What Kind Of Love
06. Another Angel Down
07. The Toy Master
08. Devil In The Belfry
09. Cry Just A Little
10. I Don’t Believe In Your Love
11. Lost In Space