“Omega”, décimo primeiro álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Asia, é composto por 12 faixas. O álbum se inicia com a música “Finger on the trigger”, o single mais popular desse álbum.
Logo após temos a “Through my veins” que segue um ritmo mais lento e intimista.
“Holy War”, terceira faixa, ao que tudo indica é uma crítica às guerras santas, às religiões que incitam seus adeptos a lutarem pela imposição de sua verdade. À despeito da letra trazer essa crítica aos conflitos entre religiões, a sonoridade da música não é pesada mas leve, contínua.
Em seguida temos “Ever Yours”, emotiva, romântica. Seu ritmo é lento e o vocal de John Wetton é o que mais se destaca na música toda. As passagens de teclado dão um tom dramático à sonoridade, contribuindo para que a música seja mais afetiva ainda.
O teclado aparece também logo em seguida na “Listen, Children”, onde há solo de guitarra e uma presença marcante de vozes de apoio no refrão. Podemos considerar que essa faixa tem um clima um pouco mais marcante do que as precedentes. “End of the World” é uma canção calma. Mais uma vez vemos o solo da guitarra de Steve Howe presente.
“Light the way”, a sétima faixa do álbum, é uma música um pouco mais rápida, com solos de guitarra. “Emily”, oitava faixa, é suave, emotiva. Aqui não vemos tanto a guitarra num primeiro plano, dando peso à música, mas ela aparece delicadamente em alguns momentos. Há efeitos de teclado que são utilizados para dar uma aura etérea ao som.
“I’m still the same” tem como ‘introdução’ um dramático e lúgubre efeito de órgão no teclado que, segundos depois, se transmuta radicalmente para um ritmo alegre de sonoridade. E dessa forma a música é composta, num clima alegre e leve.
Na décima canção, “There was a time”, a música faz o estilo “capela” com acompanhamento sutil dos instrumentos. Essa é mais uma música que compõe o rol das músicas leves e sutis do álbum. Do meio pro fim a bateria é inserida, mas não rompe com a singeleza da canção.
Em seguida, temos “I believe”, calma, refrão com vozes de apoio. Por fim, o álbum “Omega” termina com a sua 12º faixa, a “I don’t Wanna Lose You Now” que segue o mesmo estilo da There was a time, calma e serena, com pouco peso e o vocal em primeiro plano.
O álbum “Omega” alterna músicas com peso e mais suaves. Vemos em algumas faixas o teclado sendo bem explorado nos diversos efeitos que o instrumento permite inserir na composição, que leva ao ouvinte os efeitos sensitivos almejados. Esses efeitos, sem sombra de dúvida, dão às músicas um som diferenciado, fugindo do básico. Em síntese, Ásia compõe no álbum “Omega” um trabalho musical bom. Não podemos dizer que encontramos nele grandes inovações musicais, mas ele entrega canções que não são difíceis de ouvir ou de gostar. Embora não tenha tido sucesso comercial, não é um álbum ruim, embora sem grandes novidades.
Faixas:
- “Finger on the Trigger”
- “Through My Veins”
- “Holy War”
- “Ever Yours”
- Listen, Children
- “End of the World”
- “Light the Way”
- “Emily”
- “I’m Still the Same”
- “There was a Time”
- “I believe”
- “Don’t wanna lose you now”
Formação:
John Wetton: vocais, baixo
Steve Howe: guitarra
Geoff Downes: teclado
Carl Palmer: bateria, percussão