Roadie Metal Cronologia: Armored Saint – La Raza (2010)

Após idas e vindas, indecisões e incertezas e o Anthrax pelo meio do caminho, o Armored Saint voltou em definitivo no ano de 2006 com a mesma formação que vem intacta desde 1989. Em boa parte do período de hiato da banda (todos sabem, mas não custa nada lembrar), John Bush esteve ocupado nos vocais do Anthrax. Até mesmo o baixista Joey Vera andou “dando aquela forcinha” na banda de Scott Ian. Aliás, quase sempre que Frank Bello não pode acompanhar o Anthrax, Vera sempre é chamado para quebrar o galho.

Pois bem. O Armored Saint retornou às atividades em 2006 após a saída de Bush do Anthrax. Após turnês rememorando os antigos trabalhos, a banda entrou no Tranzformer Studios, na Califórnia, durante o último trimestre de 2009 para registrar La Raza, o sexto álbum de estúdio de sua discografia. A produção de La Raza ficou por conta do próprio Joey Vera (como de costume desde Symbol Of Salvation (1991)), junto à engenharia de som de Bryan Carlstrom (Anthrax, Alice In Chains, etc.) e masterização de Maor Appelbaum (Angra, Candlemass, Yngwie Malmsteen, Aria, etc).

O Heavy Metal tradicional, no sentido mais estrito do termo, continuou como sempre sendo o norte do direcionamento musical do grupo, como muito bem denuncia a faixa que abre o álbum, Loose Cannon, com suas bases de guitarra que driblam o cérebro do ouvinte e o fazem perder a cabeça do tempo dos compassos, especialmente no final do refrão. Aquela pitadinha maliciosa de Hard Rock já faz exalar seu odor na cadenciada e maldosa Head On (onde o reverb deu um toque mais refinado à voz já marcante de Bush). Guitarras com flanger criam um suspense na introdução de Left Hood From The Right Field, faixa onde os predicados musicais do baterista Gonzo Sandoval são exaltados.

Um groove matador nas bases instrumentais domina a faixa Get Off The Fence. Por falar em groove, será este elemento que mais terá destaque ao longo do restante do álbum. Basta conferir as faixas Chilled (mais introspectiva e com destaque para a cozinha Vera/Gonzo), a variada e ousada faixa-título com seus compassos quebrados e inserção de congas e a faixa que encerra os trabalhos, Bandit Country, que conta em sua levada funkeada com guitarras em timbres limpos e com efeitos de chorus. Um odor empoeirado de Grunge/Stoner Rock tempera o clima de Black Feet. A animada Little Monkey dá uma sacodida no ambiente após as duas últimas faixas terem dado uma acalmada na audição. A faixa Blues é bastante diferenciada em relação às suas companheiras de álbum, talvez pelo tom diferente, o que acabou colorindo a atmosfera da música com um matiz mais nublado e amanhecido, ao contrário das demais que apresentam mais aparência de começo de noite (percepções particulares e estranhas que este redator costuma ter na mente).

Não, não acredito que este álbum tenha a mesma força e impacto que os clássicos lançados nos anos 80. De qualquer forma, La Raza não deixou de ser um grande retorno de uma banda que pode se orgulhar de nunca ter lançado um trabalho ruim desde sua fundação em 1982. Heavy Metal tradicional e com o puro DNA norte-americano, sem frescuras, sem qualquer referência a outro estilo adjacente como Thrash ou Power. Se os hiatos do Armored Saint são principalmente causados pelas incursões do monstruoso John Bush ao Anthrax, que ele nunca mais volte para lá. Belladonna, segure as pontas aí!

La Raza – Armored Saint (Metal Blade, 2010)

Tracklist:
01. Loose Cannon
02. Head On
03. Left Hook From The Right Field
04. Get Off The Fence
05. Chilled
06. La Raza
07. Black Feet
08. Little Monkey
09. Blues
10. Bandit Country

Line-up:
Jonh Bush – vocais
Phil Sandoval – guitarras
Jeff Duncan – guitarras
Joey Vera – contrabaixo
Gonzo Sandoval – bateria

Encontre sua banda favorita