Roadie Metal Cronologia: Anthrax – Sound of White Noise (1993)

“Sound of White Noise” foi lançado em 1993 e marca a saída de Dan Spitz – guitarrista de tantos anos da banda – e a entrada do ex-Armored Saint John Bush nos vocais, substituindo Joey Belladonna.
Por muito tempo evitei o álbum por ter escutado uma faixa e detestado na época, e isso contribuiu para um certo preconceito. Só depois de muito tempo comecei a ouvir algumas músicas – “Only” e “Room For One More” – e por força da cronologia da Roadie Metal, me pego ouvindo-o por inteiro. Grato, Gleison!

ZZZ003864-PP
“Sound of White Noise” foi produzido pela banda e Dave Jerden e inclui os singles “Only”, “Room For One More”, “Hy Pro Glo” e “Black Lodge”. Este álbum marca uma mudança significativa no som da banda com a saída do vocalista Joey Belladonna e a introdução de influências do Grunge. Talvez por causa de Jerden ser mais conhecido por produzir discos das bandas Alice In Chains e Jane’s Addiction.
Com “Sound of White Noise”, Anthrax afastou-se daquela rapidez Thrash Metal que tinha definido em seus discos anteriores, apostando em composições mais melódicas e abandonando aquele humor pateta. Faixas como “Only” e “Hy Pro Glo” mantém ainda o nível de agressão em pé de igualdade com qualquer outra coisa que a banda gravou, mas em um estilo, digamos de metal alternativo diferente. Outras faixas encontrada no álbum explora novos territórios, como “Room For One More,” e a atmosférica “Black Lodge” (inspirado na série de TV Twin Peaks com o tecladista Angelo Badalamenti). O estilo mais dark do vocal de Bush também foi uma mudança drástica em comparação ao de Joey Belladona.

ZZZ003866-PP
A faixa que abre o disco, “Potter’s Field”, tem um andamento cadenciado influenciado pelo Grunge. Na verdade, ela é bem empolgante porque Charlie Benante emprega a sua maravilhosa técnica na bateria sem falar no peso que Scott Ian impõe na guitarra. “Packaged Rebellion” começa com um dedilhado sombrio mas dá lugar a uma faixa mais melodiosa e que explora muito bem a voz privilegiada de John Bush. “Invisible” tem um começo que me fez lembrar o álbum La Sexorcisto da banda White Zombie por causa do timbre de guitarra. A corrida “1000 Points of Hate”é a que mais lembra o Anthrax com o Belladonna nos vocais. Ficaria ótima na voz dele. “C₁₁ H₁₇ N₂ O₂ S Na” é urgente com uma acentuação bem Punk Rock/Hardcore. “Burst” tem ótimos riffs de guitarra lá pela metade da faixa enquanto que “This Is Not An Exit”, faixa que encerra o disco, traz muito aquele clima de Seattle, ou seja grunge pesadão encontra Sepultura fase “Chaos AD”.
Enfim, “Sound of White Noise” não é um disco ruim, pelo contrário, mostra um Anthrax se adaptando aos tempos do Grunge mas sem perder sua identidade graças ao talento de seus músicos. Eles conseguem emular o estilo que marcaram a carreira deles com a nova tendência musical vinda de Seattle.
Em 2001, o álbum foi remasterizado e foram acrescentadas algumas faixas: “Auf Wiedersehen” (Cheap Trick cover), “Cowboy Song” (Thin Lizzy cover), “London” (The Smiths cover) e “Black Lodge” (strings mix). Na versão japonesa foi acrescida a faixa “Noise Gate”, outra faixa com acentuação Grunge.

Formação:
John Bush (vocal);
Dan Spitz (guitarra, backing vocals);
Scott Ian (guitarra, backing vocals);
Frank Bello (baixo, backing vocals);
Charlie Benante (bateria).

Faixas:
01 – Potters Field
02 – Only
03 – Room For One More
04 – Packaged Rebellion
05 – Hy Pro Glo
06 – Invisible
07 – 1000 Points of Hate
08 – Black Lodge
09 – C₁₁ H₁₇ N₂ O₂ S Na
10 – Burst
11 – This Is Not An Exit

Encontre sua banda favorita