Olá leitores da Roadie Metal!
Estamos de volta a Roadie Metal Cronologia em sua edição com a banda canadense Annihilator, escolhida por vocês e que agora se aproxima do fim faltando apenas o novo álbum ‘For The Demented‘ lançado a poucos dias e que fecha esta discografia de forma triunfal. Mas antes disso vamos voltar a dois anos atrás e falar de seu antecessor de 2015, ‘Suicide Society‘, o álbum que marca o retorno de Jeff Waters aos vocais da banda após a inusitada saída de Dave Padden no final de 2014.
Este foi um momento turbulento para esta banda que já esta até acostumada as indas e vindas de integrantes, mas para Jeff foi preciso um esforço muito maior e aos quase 50 anos de idade eis que a necessidade de voltar as aulas de canto durante algumas semanas ajustou de forma coerente possibilitando-o a cantar de forma melhor e dentro de suas limitações.
Suicide Society é décimo quinto álbum de estúdio da banda e foi lançado no dia 18 de setembro de 2015 trazendo muitas mudanças aos fãs mas ao mesmo tempo mostrando que eles eram versáteis o suficiente para mesmo com tanto stress e pressão darem o seu melhor em matéria de composições, ao qual não pouparam esforços.
Começamos falando da faixa título “Suicide Society“, e não será preciso muito para notar a qualidade presente na gravação deste trabalho que mais uma vez ganhou vida no estúdio pessoal de Jeff, o Watersound Studios. Encontramos uma sonoridade limpa e de peso onde é possível notar todos os detalhes de cada instrumento.
Lembram daquele fator que citei na primeira resenha desta cronologia onde eu dizia que o Annihilator é uma caixa de surpresas? Pois bem, se muitos fãs temiam este retorno nos vocais eis que Waters obteve sucesso absoluto em minha opinião, esta sem dúvida é uma das melhores músicas da banda em 20 anos de estrada.
Passando para “My Revenge” encontramos algo em que a banda se especializou durante os anos, seu Thrash metal afiado, e agora com uma linha moderna.
E se todo álbum da banda sempre trouxe peso e faixas aceleradas eis que uma balada ganha lugar em mais um vídeo clipe que integra o lançamento deste álbum, “Snap”, podemos dizer que é uma faixa mais lenta no entanto com a mesma densidade que acompanha o grupo desde o começo.
Entre velocidade e lentidão a nostálgica “Creepin’ Again” ganha seu lugar, com uma introdução no baixo que vai se elevando em uma linha mais veloz.
Confira o lyric vídeo oficial abaixo:
Este é um álbum muito interessante pois encontramos muitos pontos de referência da história musical do Annihilator, “Narcotic Avenue” com sua seção instrumental melódica muito interessante, “The One You Serve” e sua linha groove intrigante e “Break, Enter” com a identidade dos riffs de Jeff Waters.
Já “Death Scent” trás novas camadas a sonoridade da banda com solos de teclado, algo novo em meio sua jornada, mas não muito diferente do que foi apresentado em Annihilator (2010) e Feast (2013).
Nos despedimos em “Every Minute“, e como sempre a banda trás uma grata surpresa com uma “balada” extremamente densa desta vez fechando o álbum. Podemos concluir com ela que Jeff Waters além de ser o punho de aço do grupo em seus mais de 30 anos de estrada é também um músico versátil capaz de evoluir de forma surpreendente.
Tracklist
1. Suicide Society
2. My Revenge
3. Snap
4. Creepin’ Again
5. Narcotic Avenue
6. The One You Serve
7. Break, Enter
8. Death Scent
9. Every Minute
Você também encontrará uma edição especial dupla em CD gravado ao vivo no estúdio Raven Street Sessions com Dave Padden nos vocais, além dos comentários de Jeff Waters no faixa a faixa.
Tracklist
CD 02 – Raven Street Sessions
1. Deadlock (Live in Studio)
2. Set the World on Fire (Live in Studio)
3. Knight Jumps Queen (Live in Studio)
4. Ambush (Live in Studio)
5. Never, Neverland (Live in Studio)
6. Time Bomb (Live in Studio)
7. Smear Campaign (Live in Studio)
8. Carnival Diablos (Live in Studio)
9. Reduced to Ash (Live in Studio)
10. I Am in Command (Live in Studio)
11. Jeff Talks “Suicide Society”
12. Jeff Talks “Creepin’ Again”
13. Jeff Talks “Snap”
14. Jeff Talks “Narcotic Avenue”
15. Jeff Talks “My Revenge”
16. Jeff Talks “The One You Serve”
17. Jeff Talks “Break, Enter”
18. Jeff Talks “Death Scent”
19. Jeff Talks “Every Minute”
Membros na época
Jeff Waters – Guitarra,vocal gravação do baixo e responsável pela mixagem,masterização e produção.
Mike Harshaw – Bateria
Cam Dixon – Baixo e backing vocal
Aaron Homma – Guitarra e backing vocal
Não deixe de conferir a última parte desta cronologia!