Referencia no Metal Progressivo, o Amorphis lançava o álbum “Far From The Sun” em 2003. Esse que foi o sexto álbum de estúdio dos finlandeses, é considerado um ponto baixo na discografia da banda. Mas, na visão de alguém que não é fã da banda, será que a opinião seria a mesma?

As dez faixas da edição padrão do álbum são de curtas para médias, com apenas duas passando dos 5 minutos, o que deixa o álbum mais dinâmico e acessível.

Day Of Your Beliefs” abre o álbum de forma cadenciada, com bons versos e um ótimo solo, cheio de feeling. O que se segue em “Planetary Misfortune“, um pouco mais rápida, muito parecida com a primeira, mas com uma pegada oriental em sua ponte.

Algumas faixas são muito puxadas para o Metal Alternativo, como “Evil Inside” e “Mourning Soil“, nada ruim, mas parecem fugir um pouco da pegada das outras faixas.

Outras já tem uma pegada progressiva muito agradável, como “Ethereal Solitude” e “Smithereens“. Essas sim agradam bastante quem gosta do estilo, com tudo na medida.

Temos também uma ótima faixa título, que é bem competente na versão normal e na sua versão acústica, talvez até melhor que a padrão.

Pelos ouvidos de alguém que não tem o costume de ouvir a banda, é um bom álbum. A produção é boa, a banda se mostra entrosada e temos ótimas faixas aqui. Não é uma banda que, no momento, eu teria a discografia na minha playlist, mas é inegável a sua qualidade.

Por curiosidade, ouvirei os álbuns considerados bons para ter uma opinião melhor sobre a banda, pois pelo pouco que ouvi do álbum “ruim”, pode ser que seja uma das novidades da playlist do futuro.

Formação:
Pasi Koskinen (vocal);
Esa Holopainen (guitarra);
Tomi Koivusaari (guitarra);
Niclas Etelävuori (baixo);
Santeri Kallio (teclados);
Jan Rechberger (bateria).

Faixas:
01. Day of Your Beliefs
02. Planetary Misfortune
03. Evil Inside
04. Mourning Soil
05. Far from the Sun
06. Ethereal Solitude
07. Killing Goodness
08. God of Deception
09. Higher Ground
10. Smithereens

Encontre sua banda favorita