Roadie Metal Cronologia: Alice In Chains – Black Gives Way To Blue (2009)

Hoje na Roadie Metal Cronologia voltamos a oito anos atrás para o lançamento do quarto álbum dos americanos do Alice in Chains.

Lançado pela Virgin Records o álbum “Black Gives Way To Blue” traz em sua história uma série de mudanças para a banda, afinal falamos do primeiro álbum da banda após quatorze anos e marcando o primeiro ato do novo vocalista William DuVall, que assumiu o posto do falecido Layne Staley. Se por um lado a banda vivia intensas mudanças, por outro também refletia um lado mais melancólico, algo até comum para eles, e que se reflete na primeira faixa deste trabalho, “All Secrets Known”, que paira exatamente por esta superfície numa sonoridade cadenciada que traz um misto de sentimentos atípicos, ainda mais considerando a linha vocal.

Seguindo adiante encontramos “Check My Brain”, esta por sua vez inspira uma energia mais solida da banda, um check in na própria mente talvez? Talvez, e seu instrumental descontinuado chama a atenção por retratar novamente um conceito tipico da banda.

Chegando a “Last of My Kind” a energia muda consideravelmente pois se trata de uma faixa mais ativa e pulsante com um toque mais agressivo ao vocal de William DuVall. Os riffs também trazem um ar mais pesado e intimista, o que contraria bastante a lenta “Your Decision”.

Um fator muito interessante sobre este álbum com certeza é a oscilação instrumental, uma constante variação que tira qualquer possibilidade de se acostumar a linha do trabalho, a sensação é sempre de novidade. Este detalhe é facilmente percebido ao decorrer das próximas faixas, “When the Sun Rose Again”,”Acid Bubble” e “Lesson Learned”, onde você pode encontrar até uma linha mais acústica. Realmente a banda sempre foi sinônimo de versatilidade dentro de seu estilo. Aliás chegamos em uma nova linha para “Take Her Out”. As guitarras dão um show aqui, além do solo simples mas preciso.

Se até este momento a sonoridade ainda mantinha muitos aspectos clássicos da banda, “Private Hell” mostra uma nova faceta. Neste momento você compreenderá o porque Alice in Chains é uma banda difícil de classificar pois ao mesmo tempo que soam como grunge por outro lado a entonações de vários setores do metal.

“Black Gives Way to Blue” o último som deste trabalho traz de volta a mesma climática de onde começou e posso ousar a dizer com grandes influências do progressivo. Este com certeza é um trabalho que marcou a história da banda, um resultado muito positivo até mesmo com a mudança de gravadora após vinte anos.

Outro detalhe interessante é que a faixa-título traz uma participação no piano de nada mais nada menos que Elton John, algo que o guitarrista Cantrell definiu como uma experiência mágica.

“Black Gives Way to Blue” estreou na 5ª posição dos álbuns mais vendidos da Billboard e ganhou certificado de ouro pela RIAA em 26 de maio de 2010, com vendas superiores a 500 mil cópias, e já vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo.

Formação:

Jerry Cantrell – vocal, guitarra
William DuVall – vocal, guitarra, vocal principal em “Last of My Kind”
Mike Inez – baixo
Sean Kinney – bateria

Nick Raskulinecz – produtor
Elton John – piano em “Black Gives Way to Blue”

  Faixas:

  1. All Secrets Known
  2. Check My Brain
  3. Last of My Kind
  4. Your Decision
  5. A Looking in View
  6. When the Sun Rose Again
  7. Acid Bubble
  8. Lesson Learned
  9. Take Her Out
  10. Private Hell
  11. Black Gives Way to Blue

 

Encontre sua banda favorita