Alice Cooper, uma das mais lendárias figuras do cenário mundial do Rock, influência decisiva de toda uma geração de peso. Nomes como King Diamond, Rob Zombie, Dave Mustaine, Marilyn Manson e Tobias Forge citam o velho Alice como uma de suas maiores influências. Um dos pioneiros do Rock teatral, das temáticas sombrias (e muitas vezes doentias) nas letras, das influências ecléticas… Eu poderia passar o dia inteiro cantando os méritos desta verdadeira lenda viva que é Alice Cooper, mas hoje eu devo focar em apenas um disco: ‘Billion Dollar Babies‘.
A década de 70 é onde muitos consideram o ápice da discografia do Alice Cooper. Independente da preferência do ouvinte, uma coisa é certa: Nesta década, o músico esteve extremamente ativo, lançando nada menos que 6 discos em um período de 4 anos consecutivos, e um total de 10 discos na década toda. O protagonista desta resenha foi lançado no ano seguinte de seu antecessor, o clássico absoluto “School’s Out“.
Suceder um álbum do calibre do impecável “School’s Out” definitivamente não é uma tarefa fácil, ainda mais apenas um ano depois, podendo o lançamento mais recente ser obscurecido pela grandeza do anterior. O desafio foi aceito e encarado… Mas será que foi vencido? Vejamos.
A faixa acima é a abertura do disco, “Hello Hooray“. O interessante desta faixa é que ela parece pegar exatamente de onde o disco anterior parou. A faixa final do “School’s Out” é uma espécie de Rock Opera instrumental, com um tom épico, e é nesta mesma pegada que esta faixa abre o disco. Porém a música logo se centraliza no Rock’n’Roll clássico e energético pelo qual Alice Cooper já era conhecido.
A segunda faixa traz outra marca do artista: As letras surpreendentemente pesadas. Especialmente levando em conta que nesta fase da carreira ele ainda não tinha começado a experimentar (muito) com instrumentalizações sombrias em suas músicas, criando um contraste peculiar: Um instrumental Rock’n’Roll alegre e descompromissado com uma letra extremamente sombria. A faixa se chama “Raped and Freezing” (Estuprado e Congelando). Agora escute a faixa sem ler a letra, e me diga se ela aparenta ter esta temática.
O clima dark volta na faixa de fechamento “I Love the Dead“, que fala sobre necrofilia. Aposto que muita gente não sabe que o velho Alice Cooper com seu rock “bobo” já abordava estes temas na década de 70, muito antes do Metal Extremo ao menos pensar em existir. É neste momento que fica inegável a importância deste artista para a música pesada.
Musicalmente, esse disco infelizmente não está no nível de seu antecessor. “School’s Out” foi um álbum extremamente diversificado, com influências de Blues, Jazz, Rock Psicodélico e teatro musical. Eclético, com certeza, mas essa mistura foi feita de forma extremamente coesa e orgânica, deixando o disco dinâmico e divertido. Enquanto “Billion Dollar Babies” aposta numa sonoridade mais linear e mais fincada no Hard Rock. A maioria das faixas deste disco segue a mesma linha da faixa-título do disco anterior. Isso não quer dizer, porém, que não há espaço nenhum para variações no disco. Principalmente na segunda metade do play, vemos muito do experimentalismo que também acabou por se tornar marca registrada do Alice Cooper. Porém o experimentalismo aqui não vem tanto em forma de influências ecléticas, e mais em forma de “esquisitice”. Mas no bom sentido. O tipo de esquisitice que o Frank Zappa faria. Muitas das faixas mais experimentais como “Unfinished Sweet” e “Sick Things” soam como se tivessem sido compostas dentro de um manicômio.
“Billion Dollar Babies” é um ótimo disco, mas sendo lançado quando foi, fica impossível não compará-lo aos outros verdadeiros colossos da discografia do Alice Cooper. É quase injusto, mas isso é o que acontece quando um disco bom se encontra cercado por discos excelentes. Ainda assim o álbum conseguiu emplacar dois clássicos absolutos: “Elected” e “No More Mr. Nice Guy“. Definitivamente uma ótima adição à discografia do artista.
Formação:
Alice Cooper (vocal, gaita);
Glen Buxton (guitarra);
Michael Bruce (guitarra base, teclado, backing vocals);
Dennis Dunaway (baixo, backing vocals);
Neal Smith (bateria, backing vocals)
Faixas:
01. Hello Hooray
02. Raped And Freezing
03. Elected
04. Billion Dollar Babies
05. Unfinished Sweet
06. No More Mister Nice Guy
07. Generation Landslide
08. Sick Things
09. Mary-Ann
10. I Love The Dead