Apesar de ser um bom álbum e ter atingido ótimas colocações pelos charts no mundo, “Ballbreaker” não foi muito bem recebido pela crítica especializada. Também havia sido um álbum conturbado em seu processo de gravação, graças ao desinteresse e a má vontade de Rick Rubin (Malcom o criticou em diversas oportunidades posteriores). Sendo assim, algumas mudanças foram feitas para ser sucessor, “Stiff Upper Lip”, lançado cinco anos depois.

A primeira providência a ser tomada foi o retorno do mais velho dos irmãos Young, George, para a função de produtor. Isso teve como consequência direta algumas pequenas mudanças do ponto de vista de sonoridade, como as guitarras mais altas e as músicas pendendo mais para aquele Rock and Roll com pegada Blues, algo mais old school e que remeteu aos trabalhos mais antigos do AC/DC. O resultado disso foi um disco que obteve, mais uma vez, ótima vendagem, mas que também foi melhor recebido em matéria de críticas que seu antecessor.

Quando falamos de AC/DC, não tem erro, pois sabemos exatamente o que vamos encontrar. Aqui temos os vocais inconfundíveis de Brian Johnson, Angus e Malcom com um ótimo trabalho de guitarras, carregados de riffs e solos inspirados e cativantes, com Cliff Williams (baixo) e Phil Rudd (bateria) formando uma parte rítmica, digamos, minimalista, mas altamente funcional. Em resumo, temos uma música simples, mas simplesmente viciante e com aqueles refrões grudentos que os australianos são mestres em forjar.

acdc

Uma característica marcante de “Stiff Upper Lip” é que ele vai crescendo aos poucos, a cada música, chegando ao auge mais ou menos pela metade. Dentre as 12 canções, todas com selo de qualidade AC/DC, aponto como destaque “Stiff Upper Lip”, “Meltdown”, “Safe In New York City”, “Can’t Stop Rock ‘n’ Roll”, “Satellite Blues” e “Give It Up”.

“Stiff Upper Lip” também marca a última vez na qual os três irmãos Young trabalharam juntos, já que os dois álbuns seguintes foram produzidos Brendan O’Brien, sendo que antes da banda entrar em estúdio para a gravação de “Rock Or Bust”, Malcom Young teve que se retirar da banda devido a graves problemas de saúde (sendo substituído por seu sobrinho, Stevie). Se não é um clássico absoluto do conjunto, ainda assim é um trabalho de altíssimo nível!

Formação:
Brian Johnson (vocal);
Angus Young (guitarra);
Malcolm Young (guitarra);
Cliff Williams (baixo);
Phil Rudd (bateria).

Faixas:
01 – Stiff Upper Lip
02 – Meltdown
03 – House of Jazz
04 – Hold Me Back
05 – Safe In New York City
06 – Can’t Stand Still
07 – Can’t Stop Rock ‘n’ Roll
08 – Satellite Blues
09 – Damned
10 – Come and Get It
11 – All Screwed Up
12 – Give It Up

Encontre sua banda favorita