“Flick of The Switch” é o nono álbum de estúdio do AC/DC e foi lançado em agosto de 1983.
Quando AC/DC começou a estabelecer planos para gravar “Flick of The Switch”, sua carreira estava no auge comercial, graças ao sucesso mundial de “Back In Black” e de seu sucessor, “For Those About To Rock”. Ambos os álbuns tiveram turnês gigantescas e o cansaço de quase dois anos de estrada foi logo sentido com a saída do baterista Phil Rudd, que encerrou a gravação do álbum antes de sair, de modo que após refletirem sobre seus próximos passos, resolveram voltar ao básico.
Depois de três álbuns gravados com o Robert John “Mutt” Lange, o grupo decidiu produzir “Flick of the Switch”. O trabalho de gravação na Polônia foi rápido, apenas 10 faixas, e a simplicidade também fica clara na capa, surpreendentemente branca, caracterizando nada além de um esboço do lápis de Angus Young.
Os destaques do álbum foram os singles “Guns For Hire”, “Nervous Shakedown” e “Flick of The Switch”, sendo que as músicas “Bedlam In Belgium” e “This House Is On Fire” também fizeram um ótimo sucesso comercial e musical .
“Flick of the Switch” alcançou 3º lugar na Austrália, 4º no Reino Unido e 15º nos Estados Unidos e das dez faixas do álbum, oito foram executadas ao vivo durante a turnê.
Outro destaque é que os dois últimos shows da excursão, realizados nos dias 15 e 19 de janeiro de 1985, foram na primeira edição do Rock In Rio.
“Flick of The Switch” pode até não está no mesmo patamar dos “eternos” clássicos da banda, mas exerce o seu desempenho de forma maravilhosa.
Formação:
Brian Johnson (vocal);
Angus Young (guitarra);
Malcolm Young (guitarra);
Cliff Williams (baixo);
Simon Wright (bateria).
Faixas:
01 – Rising Power
02 – This House Is On Fire
03 – Flick of The Switch
04 – Nervous Shakedown
05 – Landslide
06 – Guns For Hire
07 – Deep In The Hole
08 – Bedlam In Belgium
09 – Badlands
10 – Brain Shake