Roadie Metal Cronologia: AC/DC – High Voltage (1975)

“High Voltage” foi o primeiro álbum do AC/DC lançado em 17 de fevereiro de 1975 pela Abert Productions. Ele foi gravado no Albert Studios, em Sidney, na Austrália e produzido e mixado por Harry Vanda e George Young. A duração do álbum era de 39 min 51 seg. Ela começa com uma versão cover agitada de “Baby Please Don´t Go”, de Big Joe Williams. Aliás, a nova versão ficou tão diferente que dá a impressão de que já se ouviu em algum lugar, mas tirando a letra, não se parece em nada com a original. Bem mais pesada, claro! Na sequência, a música “She Got Balls” traz uma versão de voz arrastada que ficou característica do Bon Scott. Ainda vem “Little Lover”, “Stick Around”, “Soul Stripper”, “You Ain’t Got A Hold on Me”, “Love Song” e “Show Business”.

https://www.youtube.com/watch?v=xi5BKTLU2bQ

A crítica especializada afirma terminantemente que este é um dos piores álbuns do AC/DC. A questão é que ele tem duas versões, a primeira versão é australiana e marca o real início da banda. A segunda versão foi lançada em abril de 1976, e é uma mistura do primeiro álbum, com o segundo “TNT”. A segunda versão de “High Voltage” foi criada como um lançamento internacional do AC/DC. Este álbum tem as icônicas “The Jack”, “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”, e “TNT”.

Capa da versão internacional lançada em 1976.

Em dezembro de 1976, a Rolling Stone publicou uma resenha da versão internacional de “High Voltage”, escrita por Billy Altman:

“Aqueles que se preocupam com o futuro do hard rock podem se consolar sabendo que com o lançamento do primeiro álbum dos EUA por esses campeões australianos, o gênero atingiu inquestionavelmente a sua baixa de todos os tempos. As coisas só podem melhorar (pelo menos eu espero que sim). Uma banda cujo show ao vivo apresenta um guitarrista (Angus Young) ameaçadoramente enquanto estava vestido com gorro e cueca, o AC / DC não tem nada a dizer musicalmente (duas guitarras, baixo e bateria, todos juntos em formações de três acordes). Liricamente, o universo deles começa e termina com as palavras “eu”, “eu” e “meu”. O vocalista Bon Scott cospe seus vocais com uma agressão verdadeiramente irritante que, eu suponho, é a única maneira de fazer isso quando tudo o que você parece se importar é ser uma estrela para que você possa transar todas as noites. E isso, amigos, compreende a soma total dos temas discutidos neste registro. A estupidez me incomoda. A estupidez calculada me ofende.”

É complexo analisar um álbum sem contar a marca e o peso de uma banda como o AC/DC na história. Mas todo mundo começa de alguma forma, não é mesmo?

Formação:
Bon Scott (vocais);
Angus Young (guitarra solo);
Malcolm Young (guitarra base);
Mark Evans (baixo na versão internacional);
Phill Rudd (bateria na versão internacional);
Rob Bailey (baixo na versão original);
Peter Clack (bateria em “Baby, Please Don’t Go” da versão original);
Tony Currenti (bateria no restante da versão original).

Faixas:

Versão original:
01 – Baby, Please Don’t Go
02 – She’s Got Balls
03 – Little Lover
04 – Stick Around
05 – Soul Stripper
06 – You Ain’t Got A Hold on Me
07 – Love Song
08 – Show Business

Versão internacional:
01 – It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)
02 – Rock ‘n’ Roll Singer
03 – The Jack
04 – Live Wire
05 – T.N.T.
06 – Can I Sit Next To You Girl?
07 – Little Lover
08 – She’s Got Balls
09 – High Voltage

Encontre sua banda favorita